Madeira

Via expresso até ao Arco abre na próxima quarta-feira

Inauguração coincide com o dia da Freguesia do Arco de São Jorge

None

É inaugurado na próxima quarta-feira, dia 28 de Dezembro, o troço da via expresso (VE1) que liga São Jorge ao Arco de São Jorge. A inauguração, que coincide com o Dia da Freguesia do Arco de São Jorge (346 anos), está agendada para o final da manhã (11 horas) e será presidida pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, confirmou o presidente da Junta de Freguesia do Arco de São Jorge, Nélio Gouveia.

Com uma extensão de 6 km, este troço rodoviário, obra do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (Direcção Regional de Estradas), integra a rede regional de Vias Expressos, nomeadamente a VE1, entre Machico e São Vicente.

O novo troço não só vem garantir alternativa à ER 211, entre São Jorge e o Arco de São Jorge, muitas vezes condicionada ou mesmo interdita devido ao perigo de queda de pedras nos taludes sobranceiros à ‘antiga’ estrada regional, como completa, em via expresso, a circulação em todas as freguesias do concelho de Santana.

A execução desta obra representa a 2ª fase da empreitada da ligação rodoviária entre a zona da Ribeira de São Jorge e o Arco de São Jorge (Ribeira de São Jorge/São Jorge e São Jorge/Arco de São Jorge) com 5.990m de comprimento na continuidade da designada VE1. A via expresso entre a Ribeira de São Jorge e o Arco de São Jorge desenvolve-se em três túneis com uma extensão total de 4.398m (1.643m, 1.568m e 1.187m) incluindo sete galerias de evacuação de emergência, três viadutos com uma extensão total de cerca de 550m, e três rotundas, na Ribeira de S. Jorge, em S. Jorge e no Arco de S. Jorge, que estabelecem a interligação com a rede viária local existente.

Os trabalhos da primeira fase da obra, concluídos em 2010, terão custado 52,1 milhões de euros.

Esta segunda fase da obra foi orçada em 38,9 milhões de euros, pelo que o total deste ‘prolongamento’ da obra da VE1 entre a Ribeira de São Jorge e o Arco de São Jorge representa um investimento global de 91 milhões de euros.