5 Sentidos

Solar de São Cristóvão recebe concertos de Natal

None Ver Galeria

O Solar de São Cristóvão, em Machico, recebe esta semana dois concertos inseridos na actividade 'Há Música no Solar'.

Esta iniciativa teve início, no passado dia 15 de Dezembro, com o grupo Xarabanda, seguindo-se o Orfeão Madeirense.

Amanhã, a Tuna de Machim apresenta-se em concerto, às 20h30 e, no dia 22 de Dezembro, o Coro de Câmara da Madeira encerra este ciclo. Ambos os concertos são de acesso gratuito.

De recordar que, até dia 15 de Janeiro, pode ser vista a Mostra de Natal, patente neste Solar, que engloba mesas de Natal e um presépio em escadinha, uma das mais significativas representações do Natal madeirense.

Este espaço cultural pode ser visitado de terça a sábado, das 9h30 às 16 horas.

Tuna de Machim

A Tuna de Machim foi fundada em 2003 pela Casa do Povo de Machico, fundindo-se com a Associação Banda Municipal de Machico, em 2005. Criada com o intuito de preencher uma lacuna ao nível da música de carater popular com uma dimensão que ultrapassa o perímetro da nossa ilha/Região e assim contribuir para a divulgação do vastíssimo e riquíssimo cancioneiro português. Privilegiando os cordofones regionais e o canto tradicional.

A Tuna já realizou dois intercâmbios Culturais a nível nacional, no Distrito de Viseu no ano de 2009 e em Santarém / Alcanena em 2018.

Nos últimos anos estamos mais concentradas em atividades locais, tais como: concertos temáticos e de solidariedade.

Sob a Direcção Artística de Manuel Spínola, a tuna da Casa do Povo e da Banda Municipal de Machico contam actualmente com 33 elementos com idades entre os 10 e 80 anos, e ainda 10 jovens na escola de formação, sob a coordenação do professor Nuno Nicolau, projeto apoiado pela Secretaria Regional de Educação. 

Como principais prioridades temos como o grande vector, a escola de formação e a recolha de músicas a nível regional e nacional, para onde se canalizam todas as atenções e preocupações, como o grande baluarte desta tuna.

Coro de Câmara da Madeira

Fundado em 1971 por alunos da classe de canto da antiga Academia de Música da Madeira, o Coro de Câmara da Madeira teve como primeira directora artística a professora de canto Renate von Schenkendorff. Desde a sua fundação o Coro de Câmara teve como directores artísticos Rufino da Silva, o tenor mexicano Amador Cortez e os tenores madeirenses Pereira Júnior, Victor Costa e Agostinho Bettencourt, sendo actualmente (desde o ano 2001) sua directora artística a professora Zélia Ferreira Gomes.

O concerto, sob o tema 'músicas de natal', terá lugar, no dia 22 de Dezembro, pelas 20h30. Irão estar presentes 24 coralistas, sob a dircção artística de Zélia Ferreira Gomes.