A Guerra Mundo

Presidente russo faz visita de trabalho na segunda-feira à Bielorrússia

Foto EPA/IGOR KOVALENKO
Foto EPA/IGOR KOVALENKO

O Presidente da Rússia realiza "uma visita de trabalho", na segunda-feira à Bielorrússia, país aliado no conflito na Ucrânia, anunciou hoje o serviço de imprensa presidencial bielorrusso.

Vladimir Putin vai reunir-se com o homólogo, Aleksandr Lukashenko, no palácio da independência, em Minsk, para debater questões como "a integração russo-bielorrussa", depois de ambos os países terem concluído vários acordos de cooperação económica e militar.

"Os Presidentes vão dar também prioridade às questões de segurança e trocar opiniões sobre a situação na região e no mundo", acrescentou o comunicado, sem mencionar especificamente o conflito na Ucrânia.

A Bielorrússia serviu de base recuada às tropas russas para a ofensiva na Ucrânia, lançada no final de fevereiro, mas, até agora, o exército de Lukashenko não participou nos combates em território ucraniano.

Em meados de outubro, Minsk e Moscovo anunciaram a criação de uma força militar comum, de caráter unicamente defensivo, de acordo com o Governo bielorrusso.