Madeira

Confiança alerta para descontrolo de esplanadas e lei do ruído

None
Foto DR

A Confiança denuncia o que considera ser "a perpetuação do descontrolo das esplanadas e painéis publicitários por todo o Funchal, em especial na 'Zona Velha' da cidade, situação que tarda em ser resolvida, apesar das desculpas e promessas por parte do executivo PSD'.

Através de nota de imprensa, a Confiança alerta as "inúmeras artérias do Funchal em que se verifica o uso abusivo de esplanadas, chapéus de sol e outro mobiliário urbano nos passeios, dificultando a circulação de peões e impedindo mesmo que munícipes e visitantes com mobilidade reduzida ou com carrinhos de bebés possam transitar".

As pessoas estão fartas de promessas. Este executivo entrou em funções há mais de um ano e todos os compromissos eleitorais respetivos a esta matéria têm ficado guardados na gaveta. A proliferação sem regras de esplanadas e o abusivo horário de funcionamento de determinados estabelecimentos comerciais em zonas residenciais continua a lesar quem quer descansar. Um exemplo claro é a proposta de alteração ao regulamento que limita o horário de funcionamento dos espaços comerciais na Zona Velha, que esse executivo se continua a “esquecer”, votando estes moradores ao suplício de não conseguirem dormir à noite. Rúben Abreu, Confiança

Na reunião de Câmara desta semana, a Confiança votou contra a utilização de 8 milhões de euros num produto financeiro a contratar a 90 dias, à revelia das regras para as finanças locais, considerando que "o actual executivo poderia ter aplicado esta receita recorde cobrada aos funchalenses para minimizar os efeitos da inflação, como fez o Governo da República com um apoio de 240€, para pagar aos fornecedores e abater dívida, para promover investimento público em habitação ou melhores acessibilidades, para melhorar as condições aos seus trabalhadores, mas optou, de forma gananciosa, por colocar o dinheiro dos funchalenses a render".