Madeira

Câmara do Funchal está "de portas abertas" a projectos de reinserção social

None
Foto André Gonçalves

A vereadora com o pelouro da Área Social, Helena Leal, manifestou hoje abertura por parte da autarquia do Funchal para desenvolver projectos em parceria com outras entidades com vista à reinserção social de reclusos.

Helena Leal acompanhou a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro ao Estabelecimento Prisional do Funchal, onde foi feita a apresentação da participação de uma dezena de reclusos no projecto 'Trégua-Práticas Artísticas para a Reinserção Social'.

A vereadora considera que "o projecto em si corresponde àquilo que se quer de reinserção social", referindo que “quando se fala em justiça não é só punir, mas olhar a parte positiva de lhes dar competências não só  pessoais e sociais mas também competências técnicas e artísticas para que quando saírem possam ter uma outra preceptiva de vida e serem integrados na sociedade”.

O projecto Trégua visa, essencialmente, promover o empreendedorismo através da aquisição de competências técnicas e do estímulo à criação de oportunidades de emprego.

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) foi convidada pela Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais DGRSP) a integrar este projecto de inclusão em parceria com a Associação Casa Invisível- parceiro da área artística, que concebeu e implementou o projecto.

A ministra da Justiça elogiou o projecto, manifestando todo o interesse de o implementar a outros estabelecimentos prisionais do país.

"Vale a pena fazer chegar estes projectos [Trégua] a outros estabelecimentos prisionais"

Ministra da Justiça rendida ao projecto 'Trégua - Práticas Artísticas para a Reinserção Social

Com o apoio de vários profissionais das artes, os reclusos criaram artigos como, T-shirts, sacos de pano, crachás, entre outros. Todos eles comercializáveis.

A Câmara Municipal do Funchal, para além de ter assumido um papel de mediação e agilização desta parceria, acompanhou o desenvolvimento dos trabalhos, sendo que os artigos decorrentes do projecto encontram-se à venda no Viveiro de Lojas do Funchal, revertendo a totalidade da receita para os reclusos envolvidos no projecto.