5 Sentidos

Novo livro evoca Carlos de Áustria através da fotografia

None

Foi esta quarta-feira apresentado, no auditório da Biblioteca e Arquivo da Madeira, um novo número da colecção 'Madeira – Memórias Fotográficas'.

O livro editado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, é da autoria de Filipe Santos e é dedicado a Carlos I, último imperador da Áustria e também rei da Hungria e da Croácia.

Para Eduardo Jesus, esta nova publicação vem dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Governo Regional para fazer chegar a “diferentes públicos” os mais de três milhões de unidades, entre positivos e negativos, que compõem o acervo de fotografias do Museu de Fotografia da Madeira e da própria Biblioteca e Arquivo da Madeira.

Para o secretário regional do Turismo e Cultura, “em boa hora entendeu o Arquivo e Biblioteca da Madeira dar espaço e visibilidade a este património riquíssimo que a Madeira tem”.

O novo livro surge na sequência de perto de uma dúzia de outras publicações que integram esta colecção, dedicadas a vários fotógrafos madeirenses ou que passaram pela Madeira e que registaram diferentes perspectivas do quotidiano e das vivências insulares em diferentes períodos.

Pela importância que teve Carlos de Áustria, entende Eduardo Jesus estar justificada a dedicação deste número ao beato que morreu na Madeira, que tem merecido, nos últimos meses, várias atenções, num conjunto de celebrações que procuram assinalar o primeiro centenário do seu falecimento.

Filipe Santos, autor da publicação, resultado da acção científica e editorial do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), notou que “já muito se disse, já muito se mostrou e divulgou” sobre este imperador e sobre o seu exílio na Madeira, ainda assim, entende haver espaço para este novo livro, que divulga fotografias de Carlos I, mas também de alguns familiares, tanto na saída da Madeira, como em visitas subsequentes.

O historiador destacou "a persistência, desde 1922 até hoje, da figura de Carlos de Áustria na memória colectiva dos madeirenses, sobretudo dos funchalenses da freguesia do Monte", o que considera "um fenómeno manifesto e importante".