5 Sentidos

“Não sou feminista. Sou pela igualdade”

Miguel Espada/ASPRESS
Miguel Espada/ASPRESS

Júlia Santos, directora pedagógica, abriu as conversas do ‘Madeira 7 Talks’ com Manuela Aranha

A escultora Manuela Aranha e a directora pedagógica Júlia Santos foram a primeira dupla à conversa na edição 2022 do ‘Madeira 7 Talks’, que tem como tema central ‘Mulheres por Cima!’.

“Reconhecimento” foi o desafio deixado para início de conversa perante a plateia que enche a sala no Nini Design Centre.

Perante o tema provocador ‘Mulheres por Cima!’, a directora pedagógica da International Sharing School, Júlia Santos, assumiu: “Não sou feminista. Sou pela igualdade”. Para esta oradora convidada “cada um é como é, e acabou”.

Responsável pela direcção pedagógica e gestão da escola internacional, revelou que o estabelecimento de ensino acolhe actualmente alunos de 34 nacionalidades e entre estes destacou o ‘boom’ de americanos e alemães. De resto, enalteceu a qualidade do ensino público na Região. “Temos na Madeira um ensino público de excelência”, assegura.

Por sua vez a escultora Manuela Aranha, apesar do 91 anos de idade, continua a evidenciar que está (muito) à frente do seu tempo.

Justificou a ausência quando foi condecorada com Comenda por estar ausente em Lisboa e não ter pachorra de vir à pressa para o Funchal. Confessou que foi um pouco indelicada quando recebeu telefonema a dar conta que seria agraciada. “Olhe, o meu filho depois vai buscar isso”, respondeu.

Sobre o tema “não desprezo de maneira nenhuma os homens”, foi a resposta. “Sou muito liberal”, complementou.

Manuela Aranha já não conduz mota “porque os filhos não deixam”, mas não prescinde de conduzir automóvel, apesar da idade avançada.