Madeira

Junta de Freguesia de São Gonçalo sugere alterações aos trajectos das carreiras

O executivo da freguesia esteve reunido com a administração da Horários do Funchal

None

O executivo da Junta de Freguesia de São Gonçalo reuniu-se, hoje, com a administração da Horários do Funchal (HF) com o objectivo de sugerir algumas alterações aos trajectos das carreiras.

A reunião debruçou-se sobre os trajectos que ainda não são servidos pelas diferentes carreiras e, no entender do executivo, estes podem ser ultimados, de forma a garantir "a mobilidade de todos os moradores entre os diversos locais da freguesia", explica nota enviada pela junta.

"Alguns locais das zonas altas da freguesia, nomeadamente o Caminho das Pedras, entre outros, necessitam de uma solução de transporte colectivo. O arruamento em apreço é estreito e muitas vezes encontra-se bloqueado devido ao estacionamento de viaturas dos moradores", começou por explicar o presidente da Junta de São Gonçalo, Tiago Freitas, acrescentando que o executivo encontra-se emprenhado para encontrar uma solução.

Estamos preocupados sobretudo com a população mais idosa que não possuindo automóvel, não têm outra forma de se deslocar. Queremos sobretudo garantir que a população mais idosa possa de forma autónoma realizar os seus afazeres, combatendo de forma eficaz o sedentarismo social.” Tiago Freitas, presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo.

Recebido por Alejandro Gonçalves, presidente do Conselho de Administração da Horários do Funchal, o executivo da freguesia afirma estar " a estudar algumas alternativas relativamente à mobilidade dos fregueses em São Gonçalo".

Na reunião foi ainda abordado os pontos de abrigo de recolha de passageiros. O executivo de freguesia tem a responsabilidade na "manutenção, limpeza e conservação destes espaços e nessa conformidade, foram referidos e identificados locais específicos da freguesia onde alguns abrigos necessitam ser recuperados e melhorados", refere a mesma nota.

Assim, a HF foi informada que a junta vai "edificar novos abrigos de recolha de passageiros e melhorar as condições de alguns outros, com vista a garantir e contribuir o conforto e protecção dos utentes das condições climatéricas adversas".

Foi ainda garantida "a correcta limpeza e conservação dos abrigos dos passageiros".

"Estamos bastantes satisfeitos com a recepção e aceitação das propostas que levamos à administração da Horários do Funchal, SA, na figura do Dr. Alejandro Gonçalves, pois mostrou-se empenhado em contribuir para a implementação das nossas sugestões", concluiu Tiago Freitas.