Mundial'2022 Desporto

México fica a um golo dos 'oitavos' após 'embalar' para a vitória

None

O México derrotou hoje a Arábia Saudita por 2-1, em partida da terceira jornada do Grupo C do Mundial2022 de futebol, mas foi eliminado, com os mesmos quatro pontos da segunda classificada, Polónia, mas pior diferença de golos.

Após uma primeira parte com ligeiro ascendente, mas raras ocasiões, a seleção latino-americana abriu a segunda parte com golos de Henry Martín, aos 47 minutos, e de Luis Chávez, aos 52, e ficou a um golo de se apurar para os oitavos de final no segundo lugar, independentemente do golo saudita, marcado por Salem Al-Dawsari, ao 'cair do pano' (90+5).

Com o triunfo da Argentina sobre a Polónia (2-0), no outro encontro da jornada, o México classificou-se na terceira posição do grupo, com menos dois pontos do que a seleção alviceleste e os mesmos dos polacos, que marcaram dois golos e sofreram outros tantos, registo superior aos dois marcados e três sofridos dos mexicanos.

Já a seleção do Médio Oriente, que 'surpreendeu' a Argentina no seu primeiro jogo (triunfo por 2-1), foi quarta e última classificada, com três pontos, após perder os jogos que se seguiram.

O embate abriu com a saída de Mohammed Al-Owais para negar o golo a Alexis Vega, quando o extremo seguia isolado, ao minuto dois, antes de os sauditas responderem numa tentativa de Mohammed Kanno, aos oito, e de a luta pela bola, com várias faltas à mistura, se sobrepor à habilidade dos jogadores até ao intervalo.

A seleção latino-americana teve quase sempre o ascendente, perante um adversário pronto a defender junto à área, com as linhas juntas, e ameaçou as redes contrárias em dois lances de Orbelín Pineda, aos 27 e aos 41, ao passo que a seleção treinada por Hervé Renard levou perigo à baliza de Ochoa ao minuto 45+6, num cabeceamento ao lado de Ali Al-Hassan, jogador rendido ao intervalo por Abdullah Madu.

Já o selecionador Gerardo Martino trocou Alexis Vega por Uriel Antuna antes de um reatamento auspicioso para o México, com o golo inaugural a surgir em apenas dois minutos: a partir de um canto batido na esquerda por Luis Chávez, Cesar Montes antecipou-se ao primeiro poste e 'tocou' para o desvio final de Henry Martín.

O ponta de lança esteve na origem do segundo tento mexicano, ao sofrer a falta de Hassan Al-Tambakti que permitiu a Luis Chávez, na cobrança de um livre direto, colocar a bola junto ao ângulo superior esquerdo.

A Arábia Saudita precisava de 'virar' o resultado para atingir os oitavos de final, o México ficou a um golo do apuramento depois de Julián Álvarez fazer o 2-0 da Argentina frente à Polónia, ao minuto 67 dessa partida, e o confronto no Estádio Lusail 'partiu-se', com ambas as equipas balanceadas para o ataque.

Os comandados de Gerardo 'Tata' Martino foram mais perigosos no tempo que restou, com Mohammed Al-Owais a negar o 'bis' de Chávez com uma defesa a 'soco', aos 59 minutos, e Pineda a atirar ao lado aos 75, para além dos golos anulados por fora de jogo a Lozano, aos 55, e a Antuna, aos 87.

A Arábia Saudita, por seu lado, ainda teve 'energia' para reduzir, num lance em que Salem Al-Dawsari se desmarcou para rematar fora do alcance de Guillermo Ochoa, mas sem qualquer influência no destino de qualquer das equipas no Estádio Lusail.