Cristiano Ronaldo Desporto

Conheça melhor o Al Nassr, possível destino de Ronaldo

Madeirense pode estar a caminho da Arábia Saudita. Clube quer a estrela maior para a juntar a nomes como Aboubakar, Talisca ou Luiz Gustavo

None

A Arábia Saudita pode mesmo ser o destino de Cristiano Ronaldo após o Mundial. O Al Nassr, que conta com nomes bem conhecidos, quer a estrela maior. A proposta tem contornos de 'irrecusáve'l. O acordo está bem encaminhado, sobretudo numa altura em que o madeirense começa a ver, com bons olhos, a mudança para o futebol saudita.

Com um palmarés riquíssimo, tendo conquistado praticamente tudo ao mais alto nível, Cristiano Ronaldo olha agora para a vertente financeira. E os números são ‘assombrosos’: 200 millhões de euros por ano, num contrato válido por duas épocas e meia.

O jogador e o seu agente, Jorge Mendes, estão a analisar a proposta. Além disso o clube saudita dá ao português a possibilidade de ficar com a totalidade ou uma parte bastante considerável dos seus direitos de imagem, assim como eventuais acordos publicitários durante o contrato. 

O futebol saudita evoluiu bastante, fruto de ter convencido muitos jogadores com experiência nos principais clubes do futebol europeu. A esta evolução não terá sido alheia, por exemplo, a recente vitória da Arábia Saudita no Campeonato do Mundo diante da Argentina de Lionel Messi e companhia. A aposta é forte, dinheiro não falta, e os clubes de topo do futebol saudita mostram-se prontos para ‘conquistar’ estrelas do futebol europeu.

"Siiiii" serviu de festejo aos sauditas contra a Argentina

Cristiano Ronaldo é uma autêntica estrela na Arábia Saudita. Basta lembrar, por exemplo, que os adeptos sauditas festejaram a vitória diante da Argentina com conhecido 'grito' do madeirense: "Siiiii". 

Esta quarta-feira o jornal Marca, de Espanha, deu conta dos contornos do possível negócio, que é cada vez mais concretizável. Não é a primeira vez que o futebol saudita ‘chama’ por Cristiano Ronaldo, acenando com proposta milionária. Aconteceu no último Verão, também. Mas aí o madeirense optou por continuar no Manchester United, clube que deixou já no decorrer deste mês, após mútuo acordo, na ‘ressaca’ da polémica entrevista do internacional português, e de uma relação conturbada com o treinador dos 'red devils' Erik ten Hag. 

O CLUBE

Al Nassr Athletic Social and Cultural Club - Fundado em 1955. É um dos principais emblemas do futebol saudita. É de Riade. Ganhou o campeonato por nove vezes, a últimas das quais em 2018/2019. Ao longo da história teve dois treinadores portugueses: Artur Jorge (2000/2001) e mais recentemente Rui Vitória (entre 2018/2019 e 2020/2021). Actualmente ocupa o 2.º lugar do principal campeonato saudita, com 19 pontos, a três do líder Al-Shabab. A Premier League da Arábia Saudita, assim se designa a competição, tem regresso marcado para 16 de Dezembro. O principal campeonato saudita tem 16 clubes. 

JOGADORES MAIS CONHECIDOS

Anderson Talisca - Bem conhecido dos adeptos portugueses. Representou o Benfica. Nos últimos dias, no entanto, tem sido apontada a possibilidade de voltar ao Brasil para representar o Flamengo. Tem sido um jogador determinante na campanha do Al Nassr esta temporada. 

Vincent Aboubakar - Internacional camaronês, 30 anos, está no Qatar a representar a selecção, que ainda luta por uma vaga nos oitavos-de-final. Também muito conhecido dos adeptos portugueses, já que deixou marca no FC Porto. Cumpre a segunda temporada na Arábia Saudita. 

David Ospina - Veterano guarda-redes. Representou Nice, Arsenal e Nápoles. Chegou ao Al Nassr esta temporada. Tem 34 anos e vasta experiência nas balizas aos mais alto nível. Marcou presença em dois Campeonatos do Mundo (2014 e 2018) com a selecção da Colômbia, que desta vez não conseguiu o apuramento para o Mundial do Qatar. 

Luiz Gustavo - Médio defensivo, 35 anos, também está a cumprir a primeira temporada no Al Nassr. É um dos mais experientes do plantel e com vasto currículo no futebol europeu. Representou o Bayern Munique, Wolfsburgo, Marselha e Fenerbahçe. Esteve no Mundial do Brasil em 2014. 

Álvaro González - Defesa-central espanhol, de 32 anos, fez grande parte da carreira no Villarreal e Marselha. Também chegou esta temporada ao Al Nassr. Esteve no Europeu de sub-21 em 2013. 

Ghislain Konan - Já jogou em Portugal. No Vitória de Guimarães. Internacional pela Costa do Marfim em 25 jogos, o defesa-esquerdo, de 26 anos, também chegou esta temporada ao emblema saudita, proveniente dos franceses do Stade de Reims. Jogou no Vitória de Guimarães entre 2015 e 2018, tendo chegado para a equipa B dos vimaranenses. 

O TREINADOR

Rudi Garcia - É francês e tem 58 anos. Antes de chegar ao Al Nassr orientou os franceses do Lyon durante duas temporadas. Em França, também, esteve no banco do Marselha entre 2016 e 2019. Conta, igualmente, com passagem pelo futebol italiano, já que orientou a Roma durante três temporada. No país natal teve longo 'reinado' nos franceses do Lille (entre 2008 e 2013). Foi convencido pelo projecto do Al Nassr e rumou à Arábia Saudita no início desta temporada. 

O ESTÁDIO

Mrsool Park - Não é grande, comparado a outros onde Ronaldo já jogou, mas tem todas as condições modernas. Localizado em Riade, cidade onde Portugal conquistou o primeiro título mundial de sub-20, em 1989. Tem capacidade para 25 mil espectadores e o ambiente costuma ser sempre emotivo para receber a equipa.