5 Sentidos

Dança, teatro e exposições marcaram o arranque da Semana Cultural da Ilha

None Ver Galeria

Arrancou, esta tarde, a XXVIII Semana Cultural da Ilha, com as actuações do Grupo de Teatro Bolo do Caco e da Companhia de Dança Contemporânea Anima Ballet, a apresentação da MOVE – Associação Cultural, Criativa e Artística da Madeira (com Sofia Fernandes).

Na abertura do evento, que a Casa do Povo da Ilha organiza entre os dias 27 de Novembro e 4 de Dezembro, estiveram várias entidades, como a secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, a vereadora da Câmara de Santana com o pelouro do Desenvolvimento Rural, o presidente da Junta de Freguesia da Ilha, a presidente da Casa do Povo da Ilha, as deputadas da Assembleia Legislativa da Madeira naturais de Santana, o presidente da ADRAMA.

Esta edição tem como temática central “Cultura inclusiva, protocolar e ambiental”.

 O evento continua amanhã, com um encontro de população sénior na Casa do Povo da Ilha, pelas 14h00, visita às exposições acompanhada pelos mimos da Casa do Povo de Machico. Na entrada estará a exposição permanente “Os tormentos do Linho” complementada por uma retrospectiva do Grupo Etnográfico da Casa do Povo da Ilha. No ‘Espaço Shopping’ estarão as artesãs locais Laurinda Jardim, Rosa Aguiar e Inocência Caldeira, além das livrarias Bertrand, Paulinas e Direcção Regional da Cultura. Na Sala de Exposições, a actividade está por conta do CACI Santana. Estarão ainda patentes no Pico 1 a exposição de fotografia “Folium II” de Evangelina Sirgado de Sousa e na sala de espelhos  acervo da sala de exposições da Junta de Freguesia de São Jorge. No salão paroquial da Ilha, a cultura artística é da responsabilizaddee do CACI Santana e de David Buzico.

A Semana será transmitida em directo através do canal Naminhaterra.com e pela página de Facebook da Casa do Povo da Ilha. Para a realização destas iniciativas, a Casa do Povo tem o apoio do Governo Regional através da Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania, a colaboração da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia e Paróquia da Ilha. O evento é cofinanciado pelo PRODERAM através da ADRAMA.

A Secretária Regional, Rita Andrade, esteve presente na abertura do evento e destacou o cartaz deste ano pelo cariz “inovador”.

A título de exemplo, a governante destacou a conferência: ‘Inclusão Emocional’, que “traz um conjunto de oradores e de perspetivas que irão, certamente, dar um passo em frente na forma como abordamos estes temas. Faz todo o sentido tratar de temáticas destas com profundidade”, observando ainda que, eventos como este, “fomentam e enaltecem a cultura madeirense, nas diferentes formas de expressão, e dá oportunidade às instituições locais de divulgarem as suas particularidades culturais, bem como, de promover a descentralização. Por esse mesmo motivo, o Governo Regional continuará a apoiar o vosso trabalho e aproveito para deixar aqui um agradecimento especial pela iniciativa à Presidente da Casa do Povo, Elsa Marques, e à sua equipa”.