Mundo

Militantes ecologistas bloqueiam aeroporto de Berlim

None
Foto LETZTE GENERATION

Militantes do grupo ecologista Última Geração entraram hoje no aeroporto de Berlim, situadao a sul da capital alemã, e bloquearam a pista.

O próprio grupo afirmou nas suas contas nas redes sociais que várias pessoas se colaram ao chão, enquanto outros andam a dar voltas de bicicleta no piso, impedindo o tráfego aéreo.

O grupo exige transportes públicos mais baratos, bem como a introdução de um limite de velocidade nas autoestradas alemãs.

Nas redes sociais, o grupo diz que é preciso transporte público mais barato em vez de voos de aviões provados em aeroportos financiados.

Outros grupos bloquearam vias de comunicação no bairro central de Prenzlauer Berg.

Em comunicado, o grupo justifica as suas ações e invoca algumas personalidades que mostraram compreensão com aquelas, como o juiz Michael Hassemer, que disse que a crise climática e a falta de reações tem consequências tão graves que se justificam medidas excecionais, inclusive violações da lei.

"É triste que seja necessário fazer este género de pressão, em que pessoas normais arrisquem passar semanas na prisão para que o governo reaja", disse a porta-voz do grupo, Aimeé van Baalen.

No texto sobre o bloqueio do aeroporto considera-se que o avião não é um meio de transporte normal para cidadãos normais e assinala-se que 80% da população nunca o utilizou.