Madeira

Presidência do Governo lamenta falecimento de comendador Ivo de Sousa

Ivo de Sousa com cachecol da Associação Desportiva da Calheta.   Foto DR/Facebook/Gilberto Garrido
Ivo de Sousa com cachecol da Associação Desportiva da Calheta.   Foto DR/Facebook/Gilberto Garrido

O Governo Regional da Madeira e o seu presidente, Miguel Albuquerque, "vêm manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento, ontem à noite, na África do Sul, do comendador Ivo de Sousa", refere uma nota da Presidência.

"O Executivo madeirense endereça os mais sentidos sentimentos à família enlutada. Neste momento de grande tristeza, solidarizamo-nos com a intensa dor dos seus familiares e amigos", acrescenta a nota.

Recordando que "o comendador Ivo de Sousa, que tinha 74 anos, era natural da Fajã da Ovelha, na Calheta, tendo emigrado muito novo para a África do Sul, onde começou a trabalhar na área do comércio, tendo desenvolvido naquele país, por exemplo, o conceito da 'Loja dos 300'", salienta.

"Homem digno, de grandes valores familiares, era figura respeitada e conceituada junto da comunidade portuguesa na África do Sul, mas também congregava o carinho e reconhecimento das entidades sul-africanas e da sociedade em geral", elogia. "Era ainda conhecido pela intensa ação social desenvolvida em prol dos mais necessitados".

Recorda ainda que "o emigrante madeirense foi condecorado, em 2012, pelo Presidente da República, por ocasião do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas", sendo "este ilustre Madeirense que o Governo Regional e o seu Presidente pretendem homenagear, também na hora da sua morte, sublinhando a sua gratidão para com os relevantes serviços prestados em nome da nossa Região e ao serviço da Diáspora", conclui.