Madeira

Junta do Imaculado promoveu primeiro programa psicoeducativo para cuidadores informais

Foto DR/JFICM
Foto DR/JFICM

O primeiro programa psicoeducativo para cuidadores informais promovido na Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria terminou na noite de terça-feira, com a realização de um pequeno convívio.

O presidente Pedro Araújo e a tesoureira Luciana Gonçalves marcaram presença na derradeira sessão deste programa, que decorreu nos meses de Outubro e Novembro, às terças e quintas-feiras.

A iniciativa foi organizada pela delegação regional da Associação Alzheimer Portugal, sob a coordenação das psicólogas Lucília Nóbrega e Helena Andrade, proporcionando quase mil minutos de formação e treino de competências.

O programa abordou temas vários da demência, desde a redução do risco, sinais de alerta, tipos, evolução, a prestação de cuidados, nutrição, questões legais associadas ao regime do maior acompanhado e ao estatuto do cuidador Informal e também ajudas sociais.

A comunicação na família e com a pessoa com demência, a sua estimulação, o treino de competências para lidar com a pessoa com demência, a promoção do bem-estar emocional e estratégias para envolver outros elementos da família foram outras das temáticas abordadas.

De referir que o programa psicoeducativo, cujo balanço efetuado pelos participantes foi extremamente positivo, prevê ainda uma sessão extraordinária de follow-up, a realizar em janeiro, em data a confirmar.