Madeira

Jovens devem "exigir à classe política que lute e dê corpo a essa causa" dos novos temas

None

No seguimento das eleições para as estruturas locais da JSD-Madeira, foi empossada a estrutura local da JSD no Porto Santo. A cerimónia que conferiu a passagem do testemunho de Edgar Câmara, deputado municipal da Coligação Acredita Porto Santo, a Francisco Romão contou com a presença do líder regional da JSD-M, Bruno Melim, do presidente do PSD-Porto Santo, Roberto Silva, do deputado do PSD-Madeira, Bernardo Caldeira, bem como de vários militantes que não quiseram deixar de marcar presença.

Edgar Câmara, presidente cessante, aproveitou a ocasião para agradecer todo o empenho e colaboração que mereceu por parte da estrutura social-democrata, revelando a sua disponibilidade para “nos órgãos locais, continuar a defender os interesses da juventude porto-santense, que escolheu aquela ilha para se fixar e desenvolver o projecto de vida”.

No decurso da sua intervenção, o autarca referiu ainda que “a persistência com que o executivo municipal tem liderado os destinos da autarquia, conduzir-nos-á, certamente, a resolução de mais algumas questões vitais para a vida dos porto-santenses, permitindo que mais jovens se possam fixar e cumprir, a partir da ilha dourada, os sues projectos de vida.

Francisco Romão, o novo líder da estrutura da JSD/Porto Santo, centrou a sua intervenção em quatro pontos essenciais sendo eles: "A melhoria de um sistema de ensino que se adeque aos novos desafios tecnológicos, o investimento contínuo que facilite aos jovens a sua ligação ao mercado de trabalho e ao primeiro emprego, nomeadamente, através de uma política de ocupação dos tempos livres que incentive e promova o empreendedorismo, a saúde mental de uma geração cada vez mais ligada às novas tecnologias e, por isso, propensa aos fenómenos do foro psíquico, e, não menos importante, o desenvolvimento de estratégias e acções de sensibilização, junto dos mais jovens, para o combate ao consumo de drogas".

Na sua intervenção, o recém-líder da JSD-Porto Santo referiu que além do compromisso engrossar as fileiras da social-democracia através do “recrutamento dos jovens mais activos e capazes do Porto Santo”, preocupar-se-á com o desenvolvimento de uma estratégia de inclusão e envolvimento destes jovens num projecto abrangente que permita construir o “Porto Santo que sonhamos”.

Roberto Silva, líder da estrutura local do PSD Porto Santo, referiu a importância da JSD na vida interna do Partido, reconhecendo o “contributo inestimável” daquela organização partidária para a vitória eleitoral autárquica em 2021, que permitiu um ciclo de estabilidade governativa local na ilha dourada. Reconhecendo ainda os méritos dos órgãos cessantes, Roberto apontou para o futuro dizendo que “no Porto Santo a JSD conta, como sempre contou, para muito mais do que colar cartazes, abanar bandeiras ou animar comícios.

A JSD tem um papel importante na definição do futuro do Porto Santo”, relembrando que foi “a JSD  quem deu sempre ânimo ao Partido, sobretudo  aquando das situações mais difíceis, que ao longo dos tempos, fomos passando”, referiu o dirigente social-democrata.

Bruno Melim, líder da JSD-Madeira a quem coube o encerramento da sessão, reconheceu a importância e o dinamismo que os mais jovens podem trazer aos partidos políticos, referindo o quão importante é o papel da JSD na consciencialização de toda a sociedade, e da classe política em particular, relativamente aos novos temas.

“Os jovens madeirenses estão atentos àquilo que se passa no mundo, devendo exigir à classe política que lute e dê corpo a essa causa, sempre que julgar que não estão a ser concretizados todos os esforços”, referiu Bruno Melim num apelo à mobilização tendo em vista as próximas eleições regionais de 2023.

Na sua intervenção, o líder da “jota” relembrou o papel fundamental da sua organização nas eleições de 2019,2021 e 2022, afirmando que “uma JSD coesa e mobilizada” é fundamental para os sucessos eleitorais do Partido. “Mais do que demonstrar total disponibilidade, quero que saibam que para mim a opinião de todos os jovens madeirenses e porto-santenses conta para construirmos o futuro da nossa Região Autónoma”, concluiu assim o líder da JSD-Madeira