Boa Noite

10 ideias quase consensuais

Do 33.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo não sobram só incertezas

Caiu o pano sobre o 33.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo. Dos três dias de trabalho, ouvidos 50 oradores, distribuídos por 11 painéis e sessões protocolares, retiro 10 ideias quase consensuais de gente que pensa o sector com a mesma garra com que faz negócios.

. A retoma do turismo mais rápida do que aquela que era estimada e a falta de mão-de-obra levou a que a qualidade do serviço tenha piorado.

. O preço por noite na hotelaria portuguesa tem margem para crescer. Porque tem valor. Mas também porque os custos continuam a subir.

. Reter talentos e garantir recursos na hotelaria implica uma decisão urgente e arrojada: subir salários.

. A semana de quatro dias tem pouco adeptos entre os hoteleiros portugueses. Ou nenhuns. A hostilidade foi evidente. Por ser desastrosa.

. A utilização plena dos ‘slots’ não é um tema de segurança, mas sim de boa gestão comercial por parte das companhias aéreas.

. O desafio da sustentabilidade não é um exclusivo das empresas pois depende e muito da clientela, muita dela mal-habituada.

. A alimentação saudável revela-se com um bom negócio porque comprovadamente está a fazer bem à saúde e afirmar-se como aliada na prevenção de doenças.

. Os hoteleiros da Madeira revelaram défice de participação no congresso de Fátima. Em 2024 não têm desculpa. A reunião magna do sector é à porta de casa!

. A única certeza para 2023 é a incerteza. Em vários domínios. Isto porque os cenários variam muito de dia para dia e de mercado para mercado.

. Mesmo assim há uma tendência inegável: vamos viajar mais, o que vai exigir pioneirismo em nome das respostas sustentáveis à aviação comercial, aos hotéis e às cidades.