Madeira

A maior ameaça do AL “é a instabilidade jurídica e fiscal”

Eduardo Miranda, presidente da Associação de Alojamento Local em Portugal – ALEP

None

O alojamento Local (AL), mais do que contribuir para aumentar a capacidade de oferta no alojamento turístico veio também potenciar a diversidade no consumo. A conclusão é de Eduardo Miranda, presidente da ALEP - Associação de Alojamento Local em Portugal, orador no tema sobre o AL e o Imobiliário Turístico: ‘O Alojamento Local e as tendências do Turismo’, um dos temas do Painel 1 da XV Edição da Conferência Anual do Turismo (CAT), a decorrer no Centro de Congressos da Madeira (Casino).

Para começar deixou claro que “o AL é turismo, não é imobiliário”. Garante que foi o AL o grande responsável pela diversidade que o sector do Turismo oferece ao concluir que “essa diversidade (de turistas e no alojamento) é que faz um destino mais forte”. AL que também veio impulsionar “a diversidade de consumo, que também é importante para a economia” uma vez que o turista do AL veio contraria o consumo do turista de nicho. AL que também ajudou a desenvolver a área dos intermediários.

Apesar das mais-valias apontadas e do potencial do AL, “a maioria ameaça que nós temos é a instabilidade jurídica e fiscal”, concluiu.