Madeira

“Prevenção e rastreios são meio caminho andado para o sucesso”

Milhares de pessoas participam na ‘Corrida das Mulheres’

None Ver Galeria

Milhares de pessoas participam este sábado na XV ‘Corrida das Mulheres’, uma iniciativa do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira, integrada nas actividades do ‘Outubro Rosa’, mês dedicado ao cancro da mama.

Segundo Ricardo Sousa, presidente do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra  o Cancro, durante a semana foram vendidas cerca de 9 mil t-shirts, um número que o deixou bastante satisfeito, também porque, defende, “as pessoas estão cada vez mais sensíveis a esta causa”.

Apesar de ser a corrida das mulheres, Ricardo Sousa destacou a adesão por parte de vários homens, pois “também eles devem ser solidários e também eles têm cancro da mama”.

O presidente da associação lembrou que “a prevenção e os rastreios são meio caminho andado para o sucesso”, mas admitiu que “as pessoas já têm alguma literacia na saúde o que é importante para que estejam alerta e tenham diagnósticos mais precoces”.

“Devo dizer que durante os peditórios da Liga foram vários os agradecimentos que tive sobre o trabalho que a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem feito ao longo destes anos. Não deixem de olhar para a vossa saúde. Comecem hoje porque nunca é tarde”, disse.

Quem também participou na corrida foi Helena Pereira, uma doente oncológica que nos últimos três anos tem vindo ao Funchal mostrar que é a cura é possível.

“Foi-me diagnosticado cancro da mama em 2015. Infelizmente isto pode acontecer a qualquer pessoa, mas ainda cá estou e vou continuar a estar. É importante estar atento ao nosso corpo, principalmente à mama e fazer apalpação”, reforçou.