Tanques de banana? Uma vergonha

Como produtora de banana sinto-me indignada com a atitude daqueles que se dizem defensores do setor e que apenas o querem destruir. Falo em concreto de indivíduos que se dizem representantes de todos os produtores e que não têm legitimidade nenhuma para o fazer, porque nunca ninguém lhes passou uma autorização por escrito para o efeito.

Todos nós produtores conhecemos bem a história destes tanques de banana, dos tempos em que enriqueciam com as cooperativas e também da forma suja como jogam durante as intempéries só para ganharem o dinheiro do seguro, e que nem conseguem formar uma associação.

São médicos, professores e deputados que desconhecem a realidade e que apenas pretendem causar o alvoroço num setor que é estável e seguro. Gente que não sabe o que é a terra e que alimenta o caos, procurando provocar o pânico, iludindo quem vive de um rendimento que é certo, seguro e pago a tempo e horas.

Estou cansada destes tanques, que constantemente atacam a Gesba e que não querem saber dos outros produtores, porque têm outro tipo de rendimentos, e que apenas olham para o próprio umbigo.

Não podemos admitir que continuem a falar por todo um setor, não podemos admitir que convoquem reuniões clandestinas, só para causar confusão e para criar instabilidade política, económica e social.

Estes tanques de banana cultivam absurdas teorias da conspiração, com dados incorretos, que apanham distraídas pessoas menos cultas e que apenas gostavam de receber mais por um produto de excelência. Quem não quer? Não posso falar por todos e todas, porque não estou legitimada, mas uma coisa é querer receber mais uns euros, outra é acabar com a Banana da Madeira.

Os tanques também podem ser abatidos.

Alexandra Teixeira