Madeira

Câmara do Funchal homenageia "memória de uma das mais importantes artistas portuguesas contemporâneas"

Duas das obras da artista madeirense estão em exposição no gabinete da Presidência nos Passos do Concelho

None

A Câmara Municipal do Funchal manifesta "o seu mais profundo e sentido pesar pelo falecimento de Lourdes Castro" prestando, deste modo, "a humilde homenagem à memória de uma das mais importantes artistas portuguesas contemporâneas". 

"A vida e obra de Lourdes Castro, nascida no Funchal em 1930, representam um contributo incontestável para a cultura portuguesa, ocupando um lugar insubstituível na história da arte a nível mundial", assinala a autarquia presidida por Pedro Calado.  

Lourdes Castro começou a expor pela primeira vez em 1955, no Funchal. Formada em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, a artista viveu em Munique e Paris, onde em 1957 criou com o artista René Bertholo, o grupo e a revista KWY. Mais tarde, o trabalho da artista ficou marcado por uma intensa pesquisa sobre perfis e sombras que explora em materiais diversos.

Recentemente foi agraciada com a Medalha de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura e com insígnias de Comendador da Ordem Militar de Sant´Iago da Espada pelo Presidente da República. 

Em 2021, a Câmara Municipal do Funchal em colaboração com a Fundação Cecília Zino realizou o projeto multidisciplinar “O Sol que Marca a Sombra” que incluiu residências artísticas, oficinas com crianças e jovens, a construção de um novo herbário, uma exposição no Museu de História Natural e uma conferência,  a partir da obra de Lourdes Castro. 

Posteriormente, a Câmara Municipal do Funchal atribuiu o nome de Lourdes Castro a um dos camarins do Teatro Municipal Baltazar Dias, imortalizando-a nas paredes deste pólo cultural, onde apresentou o seu Teatro de Sombras, nas décadas de 60 e 70. Além disso, foram adquiridas várias obras do livro “Uma menina feliz: Lourdes Castro” da CADMUS com o objetivo de distribuir para acervo das bibliotecas escolares, contribuindo para a divulgação da sua vida e obra.

Esta semana o Presidente  da Câmara Municipal do Funchal , Pedro Calado, escolheu duas das suas obras, adquiridas por Miguel Albuquerque enquanto presidente da CMF, para estarem em exposição no seu gabinete da Presidência nos Paços do Concelho.

A Câmara Municipal do Funchal assume o compromisso de continuar a divulgar a sua vida e obra, desta artista inesquecível!

À sua família e amigos, a autarquia do Funchal apresenta as mais sentidas condolências.