País

Candidaturas abertas para Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários

São seis as bolsas lançadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), no valor de seis mil euros cada

None

Abrem amanhã as candidaturas às seis Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários, lançadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), no valor de seis mil euros cada. 

Em comunicado, os promotores da acção revelam que estas bolsas vão permitir às equipas de investigação desenvolverem, em Portugal, um projecto de investigação na área da prevenção do cancro em Cuidados de Saúde Primários.

Os projectos devem ser direccionados para a promoção da saúde e prevenção primária da doença, nomeadamente através da promoção e educação para estilos de vida saudáveis; a promoção da saúde e prevenção secundária da doença, nomeadamente através da promoção do diagnóstico precoce; a diminuição da mortalidade e da morbilidade por cancro; ou a melhoria da qualidade de vida e dos cuidados prestados aos doentes.

O concurso é destinado a todas as tipologias de Unidades de Cuidados de Saúde Primários em Portugal, onde se incluem, naturalmente, os centros de saúde da Região. 

"A enorme importância dos Cuidados de Saúde Primários em todos os níveis de prevenção em Oncologia justifica que a LPCC e a AICIB se associem e os coloquem como destinatários de mais um incentivo para a investigação na área", afirma o Professor Vítor Rodrigues, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Inscrições a partir de amanhã através deste link https://www.ligacontracancro.pt/lpcc-aicib-2022