eleições legislativas Madeira

PS-Madeira destaca políticas sociais da República

None

Foi numa acção de pré-campanha que a candidatura do Partido Socialista-Madeira às eleições para a Assembleia da República destacou as políticas sociais que têm vindo a ser implementadas pelo Governo da República ao longo dos últimos seis anos, com a tónica a ser colocada nas medidas postas em prática no período de pandemia, que, no entender dos candidatos socialistas madeirenses têm permitido debelar, em parte, os efeitos da crise.

Na reunião mantida, esta tarde, com a direção da Cáritas Diocesana do Funchal, a candidata Marta Freitas enalteceu o trabalho que tem vindo a ser feito por esta instituição junto das pessoas e famílias mais desfavorecidas. Segundo deu conta, em causa está um apoio a vários níveis que se revela fundamental e que tem permitido dar condições dignas àqueles que enfrentam maiores dificuldades.

Após o encontro, a também deputada destacou "a importância que foi garantir o Estado social na altura de pandemia", bem como todos os apoios sociais que foram criados, tais como o 'layoff', que, no seu entender, permitiu manter muitos postos de trabalho e proteger os trabalhadores e respectivas famílias.

Marta Freitas referiu que com o desconfinamento há um menor recurso a estas instituições, mas acrescentou que "há problemas que ainda permanecem e que é preciso combater". Por isso, evidenciou a importância de algumas medidas que têm vindo a ser implementadas pelo Executivo do PS, tais como o aumento do Rendimento Social de Inserção, da Prestação Social para a Inclusão, o Complemento Social para o Idoso, o acréscimo nos abonos de família, o desdobramento do IRS e o aumento do salário mínimo (que foi o maior das últimas décadas). "Verificamos que este é o caminho certo para a capacitação das pessoas e das famílias, dando-lhes autonomia e capacidade para poderem responder aos encargos que têm", adiantou, sublinhando a importância de criar condições para que as pessoas não tenham de recorrer sempre a apoios complementares.