eleições legislativas Madeira

"É tempo de pensarmos já em 2023" para introduzir voto electrónico

Com 8.414 eleitores inscritos, a assembleia de voto instalada em São Roque registava, até às 18 horas, 4.155 votos descarregados

None

O repto é lançado pelo presidente da Junta de Freguesia de São Roque. “É tempo de pensarmos já em 2023” de forma a introduzir o voto electrónico. Será esse o ano em que se realizam, precisamente, as próximas eleições Regionais, na Madeira.

“A CNE poderá começar a pensar nisso de forma a melhorarmos e a darmos um salto qualitativo”, precisou Pedro Gomes em declarações proferidas à TSF-Madeira. O autarca vinca esta necessidade não só pela “forma mais célere” com que o sufrágio poderá vir a decorrer, mas também de forma a “diminuiríamos também a abstenção”.

As pessoas têm direito a votar, mas se calhar temos de pensar nisto de outra forma. Com as tecnologias todas que já existem acho que já está na altura de darmos o salto em frente e alterarmos este paradigma das eleições que vem desde o 25 de Abril e que não se altera. Pedro Gomes, presidente da Junta de Freguesia de São Roque

Com 8.414 eleitores inscritos, a assembleia de voto instalada em São Roque registava, até às 18 horas, 4.155 votos descarregados, o que corresponde a 49,3% dos votantes da freguesia.

É um valor que está em linha com aquilo que se verificou nas últimas eleições autárquicas, cerca de 4% abaixo, o que para Pedro Gomes “não é significativo”. O autarca precisou que as Autárquicas "são sempre as eleições que São Roque regista o maior número de adesão às urnas", portanto, estava em condições de dizer que "a afluência tem sido boa e a abstenção está em linha com o que se verifica na freguesia".

Durante a semana que antecedeu o dia de eleições, Pedro Gomes viu-se obrigado a substituir "várias pessoas, à volta de 17", lacunas que foram sendo colmatas "à medida que foram sendo comunicadas essas desistências". Os motivos foram vários, "até por questões relacionadas com a Covid-19". Ainda assim, no dia de hoje "as mesas estavam todas compostas, com os cinco elementos, e as urnas abriram às 8 da manhã" e havia até "um grupo de pessoas em stand-by" para suprir alguma ausência.

Também em São Roque, e em colaboração com a Câmara Municipal, deu-se pela primeira vez uma alteração à circulação automóvel no eixo rodoviário do Lombo Segundo, que foi feita num só sentido.

"Permitiu melhorar a mobilidade e o trânsito na zona e contribuiu para que muitas pessoas pudessem votar mais depressa e até nem desistirem, porque às vezes, com a confusão que se instala no trânsito os eleitores acabam por ir embora. Melhorámos imenso a circulação de automóveis, permitindo que as pessoas pudessem votar de uma melhor forma, criando mais condições. Será uma medida que veio para ficar e nos próximos actos eleitorais vamos fazer esta alteração ao trânsito. Ao longo do dia, com os contactos que fomos tendo, a população ficou satisfeita", sublinhou Pedro Gomes.