Madeira

CMF pede colaboração da engenharia para concretizar em tempo útil novos projectos até 2025

None
Foto André Ferreira/CMF

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) considera que, "entre 2022 e 2025, haverá um período positivo em termos de novas infra-estruturas, de desenvolvimento das cidades, e de  projectos novos que têm que  começar". Pedro Calado deixava esta visão positiva sobre o futuro durante a sua intervenção na cerimónia de tomada de posse da Secção Regional da madeira dos Órgãos Sociais da Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET).

Pedro Fino enaltece papel da Engenharia na crise pandémica e destaca dinamismo da construção civil

A afirmação é de Pedro Fino, durante a sua intervenção na cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Nacionais, Regionais e de Direcção dos Colégios de Especialidade da Ordem dos Engenheiros Técnicos, na qual participou em representação do presidente do Governo Regional.

“É um desafio ambicioso, mas neste momento a Região e os diferentes concelhos têm verbas disponíveis de fundos comunitários para alavancar muitos projectos”, referiu, sublinhando que "cidades e Governo Regional vão precisar do empenho dos Engenheiros Técnicos",  nos  "tempos muito positivos de desenvolvimento e de construção” perspectivados pelo autarca.

Segundo Pedro Calado, também presidente da Associação de Municípios da RAM, o  grande desafio é "a concretização dos projectos em tempo real até 2025".

“Isto  é o grande desafio que vamos ter à nossa frente e isso vai obrigar-nos a todos a ser muito céleres, muito objectivos, muito pragmáticos nas funções  que desempenhamos, porque não vai com certeza  haver  falta de projectos. Vai ser sim o desafio de conseguirmos concretizar tudo aquilo que temos para concretizar em tempo útil nos próximos  4 anos”, sustentou.

O presidente da autarquia do Funchal pediu "empenho e forte motivação" a esta classe profissional, assegurando que estes têm na CMF, “um verdadeiro parceiro"  para o desempenho da actividade da prossecução dos seus objectivos.

Na cerimónia, o presidente da Secção Regional da Madeira da OET, José Francisco Costa Gil, traçou como destinos realizar na Madeira o Congresso Nacional  da Ordem dos Engenheiros Técnicos e ter representatividade na Associação de Engenharia da Macaronésia. 

Em relação à representação  da Macaronésia, o presidente da CMF lembrou que há fundos comunitários que podem permitir alavancar com esse tipo de projectos.

Os engenheiros técnicos comemoram este ano 170 anos de existência.