5 Sentidos

“Max – Percurso e Vida Artística” – recordar um “ícone vivo”

O presidente do GR anunciou que os espectáculos sobre o cantor Max - Saudades do Max - vão voltar ao palco, a partir de Março

None

Várias entidades regionais marcaram presença, esta tarde, na cerimónia de apresentação do livro “Max – Percurso e Vida Artística”, que resulta de uma extensa recolha realizada pelo musicólogo Vítor Sardinha e cuja apresentação foi feita pela escritora e actual directora de Serviços dos Museus e Centros Culturais, Graça Alves.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, considerou que Max “foi um dos artistas mais internacionais de Portugal. Ele actuou em todo o lado”. Continuar a recordar este “ícone vivo” é extremamente importante para todas as gerações.

Eduardo Jesus, também presente na apresentação, falou sobre o espaço museológico que vai albergar o espólio de Max, ainda que não adiantasse datas concretas para o mesmo. Mas será uma realidade, a seu tempo.

O presidente da ALM, José Manuel Rodrigues lembrou o forte "carisma" de Maximiano de Sousa, "algo com que se nasce", vincou, expressando a admiração nutrida pelo artista, que "enchia um palco", e que teve o privilégio de conhecer pessoalmente. 

“Max – Percurso e Vida Artística” traça a longa carreira de Maximiano de Sousa desde o Funchal dos anos 30, até à sua última actuação realizada no Teatro São Luiz em Lisboa, no dia 12 de abril de 1980. Do extenso espólio documental e fotográfico do artista Maximiano de Sousa «Max», foram selecionadas várias temáticas que compõem o trabalho de pesquisa que se iniciou em 2018.

Durante três anos foi possível compilar, organizar e sistematizar com base no acervo doado à Região Autónoma da Madeira pela família de Maximiano de Sousa (mas também a partir da imprensa escrita, nacional e internacional) vários trabalhos: Biografia Artística, Livro de Canções (repertório), Colecção de Postais (temáticos: Max no Music Hall, Max no Teatro de Revista, Max no Fado, Max na divulgação da Viola de Arame e Traje Regional Madeirense), Levantamento Discográfico e Levantamento de Programas Radiofónicos (arquivo da Emissora nacional).

Foi ainda reunida toda a documentação, pessoal e profissional (o que incluiu contratos, cartas de recomendação, pedidos de colaboração artística, cartas de agradecimento, certidões, carteiras profissionais, passaportes, entre outros). Esta última etapa serviu também o propósito da comunicação do artista «Max», enquanto figura pública com o meio artístico, social e cultural do seu tempo.