Madeira

Centro de Investigação da UMa organiza colóquio sobre 'Educação e Desenvolvimento Comunitário'

None

O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), atento à realidade desta Região Ultraperiférica, vai organizar, nos dias 17 e 18 de Fevereiro, o seu XVII Colóquio, subordinado ao tema 'Educação e Desenvolvimento Comunitário'.

Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, e Christos Stylianides, Ministro para a Crise Climática e Proteção Civil, da Grécia, são os conferencistas convidados externos deste colóquio.

Por parte da UMa, as grandes conferências estarão a cargo de Liliana Rodrigues e Jesus Maria Sousa, que são as organizadoras deste Colóquio. Liliana Rodrigues abordará o tema “Educação e Intervenção Comunitária”, enquanto Jesus Maria Sousa irá falar sobre “O papel da educação no empoderamento da Pessoa”. Para a catedrática da UMa, a educação não tem a ver apenas com aquilo que se passa na escola. “Enquanto objeto de estudo e de investigação, a educação não pode, de forma alguma, ficar desligada dos processos de desenvolvimento local e regional. O Colóquio será assim uma oportunidade para discutir o papel social que a educação tem no empoderamento das pessoas, pela capacidade de análise crítica das situações com que se confrontam no seu dia-a-dia, para uma participação ativa na resolução dos problemas, no seio da comunidade onde estão inseridas”.

Dois painéis virão enriquecer o debate sobre “Políticas de Desenvolvimento Regional”, com a participação de Duarte Pitta Ferraz, Presidente da Comissão Regional de Acompanhamento do PRR e Professor da Nova SBE; Pedro Neto, Diretor Executivo da Amnistia Internacional/Portugal; Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão; Bruno Pereira, Vereador da Câmara Municipal do Funchal; Bruno Martins, Arquiteto; e Elza Pais, Investigadora da Universidade Nova de Lisboa.

Haverá também lugar para apresentação de comunicações livres em Oficinas de Educação, de acordo com os cinco eixos do Colóquio: “Coesão Social, Territorial e Económica”, “Proteção Civil”, “Ambiente e Sustentabilidade”, “Igualdade e Inclusão”, e “Saúde e Bem-Estar”.

O colóquio realizar-se-á em formato híbrido - presencial no Auditório da Reitoria da UMa e através de plataforma digital.

As inscrições são efectuadas on-line através do formulário disponível no seguinte endereço https://tinyurl.com/coloquio-cie-2022.