Madeira

"Os santa-cruzenses não ficariam a ganhar nada com a inclusão de Santa Cruz na ARM"

None

Baseando-se em dados divulgados na última semana sobre os preços praticados pelas câmaras na água, saneamento e resíduos sólidos, o presidente da autarquia de Santa Cruz, Filipe Sousa, diz que no ranking publicado algo salta logo à vista: "são três dos municípios geridos pela ARM que cobram mais pela água, saneamento e resíduos".

"Portanto, por aqui os santa-cruzenses não ficariam a ganhar nada com a inclusão de Santa Cruz na ARM", refere no habitual 'Ponto de Ordem' de domingo.

Acrescenta ainda que "nas três vertentes que englobam a factura da água, Santa Cruz, em 11 concelhos, está em 7º lugar no preço cobrado pela água, em 9º no preço cobrado pelo saneamento, em 7.º no preço cobrado pelos resíduos sólidos e na posição sete da conta que é cobrada aos munícipes".

"Quer isto dizer que acima de nós existem seis municípios que cobram mais, alguns de dimensão muito mais pequena do que o nosso, e apenas quatro têm a factura mais baixa, mas que também são municípios com menos área a população a ser servida", sustenta.

Segundo Filipe Sousa, estes números provam que as escolhas e as políticas que têm vindo a seguir "são correctas e que os  resultados são aqueles que melhor servem os santa-cruzenses". 

"E isto é também o que nos diferencia daqueles que consideram o lucro de empresas públicas mais importante do que bom serviço aos cidadãos", acrescenta.

"Além disso, não é por não estarmos na ARM que deixamos de investir onde durante décadas não se investiu, precisamente na renovação das nossas redes de água e saneamento, cobrando o preço justo aos nossos munícipes e garantindo que esse preço é suficiente para manter o serviço e melhorá-lo, e não para alimentar empresas públicas, tantas vezes pasto de nomeações e benesses", realça ainda.

Lamentou que "o facto de Santa Cruz ser um dos poucos concelhos na Região que não entregou a gestão da sua água e resíduos à Empresa Pública Águas e Resíduos da Madeira, ARM, tem sido amplamente usado para que responsáveis políticos do Governo Regional e do PSD critiquem este município, pratiquem discriminação no acesso aos fundos europeus e criem a  ilusão de que Santa Cruz estaria melhor dentro da ARM".

No entanto, lembrou que a gestão da água e dos resíduos "é uma importante fonte de receita para a autarquia e que integra uma das mais importantes funções do poder local".

Conclui dizendo que enquanto for presidente daquela autarquia, "a água será gerida pelos santa-cruzenses e não estará ao serviço de outros interesses" que não sejam os da população de Santa Cruz.