Coronavírus Madeira

Porto Santo passa de 91 a 9 casos activos em 3 semanas

Pedro Ramos avança que, com apenas nove casos activos no Porto Santo, será desactivada a unidade de acolhimento criada no Pavilhão Multiusos

None

O secretário Regional de Saúde e Protecção Civil está de visita ao Porto Santo, onde se reuniu com a autoridade de saúde local, inclusive com o delegado de saúde Rogério Correia, para fazer um ponto da situação epidemiológica, num balanço “extremamente positivo”.

Apesar de ter sido mais um ano que teve uma semana, a 10 dias, em que as coisas não estiveram tão bem, mas conseguimos delinear uma estratégia que permitiu detectar, permitiu isolar, permitiu proteger e, acima de tudo, dar uma certa segurança a quem estava de férias no Porto Santo. Pedro Ramos, secretário Regional de Saúde e Protecção Civil

Pedro Ramos considera que foram as medidas de testagem, “que inicialmente foram consideradas muito excessivas”, que permitiram “detectar todas as situações que entravam negativas no Porto Santo e saiam negativas, precisamente porque o comportamento dos jovens nesse mês não foi o mais adequado.”

Neste momento estamos muito melhor, temos apenas 9 casos activos. No pior pico no Porto Santo no mês de Agosto eram 10 vezes mais, foram 91 casos activos, com cerca de mais de três centenas de pessoas em vigilância. Neste momento temos nove casos activos e cerca de três dezenas de pessoas em vigilância. Isso significa que a partir da segunda quinzena deste mês a situação volta ao normal. Pedro Ramos, secretário Regional de Saúde e Protecção Civil

Desta forma, com apenas nove casos activos na ilha, deixa de haver necessidade das camas extra na unidade de acolhimento para casos activos criada no Pavilhão Multiusos, pelo que a mesma vai ser desactivada. “Já estabelecemos contacto com o comando operacional da Madeira, todas aquelas camas que foram disponibilizadas vão ser devolvidas”, esclarece Pedro Ramos.

O governante fez um agradecimento ao representante da Região no Porto Santo, Roberto Silva, à Câmara Municipal do Porto Santo, às autoridades locais de saúde, à PSP, aos Bombeiros Voluntários do Porto Santo, e também ao Grupo Pestana, pelos esforços de combate à pandemia no mês que passou.

O motivo da visita de Pedro Ramos à ‘Ilha Dourada’, foi a entrega de material “muito importante” aos Bombeiros Voluntários do Porto Santo. Foram entregues novos fatos de combate a incêndios urbanos, no valor de 60 mil euros, a todos os 40 operacionais. “Neste momento toda a equipa do Porto Santo fica totalmente equipada com EPI do mais avançado possível, tal como todas as outras corporações dos outros concelhos da região”, conclui o governante.