Madeira

Fundo de Emergência para o Apoio Social apoiou 3.500 famílias madeirenses em 2020

Augusta Aguiar esteve presente na conferência 'O papel do associativismo na resposta à COVID-19'

None

O Fundo de Emergência para o Apoio Social (FEAS) apoiou, em 2020, 3.500 famílias madeirenses com cerca de 5 milhões de euros. Os números foram avançados por Augusta Aguiar na conferência de abertura da  conferência 'O papel do associativismo na resposta à COVID-19', que se realizou esta manhã no auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira.

A secretária regional da Inclusão Social e Cidadania frisou o papel das Casas do Povo e Instituições Particulares de Solidariedade Social que, desde o início da pandemia, demonstraram a sua disponibilidade para colaborar com o Governo Regional, por forma a encontrar soluções para as famílias madeirenses.

"A cooperação, através de um trabalho em rede, e beneficiando do conhecimento que as associações têm da realidade local das populações, desenvolvendo um trabalho contínuo de grande proximidade, permite ao Governo Regional alargar o leque de respostas sociais às situações de vulnerabilidade causadas ou agravadas pela pandemia da covid-19", referiu.

Augusta Aguiar destacou ainda o trabalho que tem vindo a ser realizado através do Fundo de Apoio Regional a Organizações Locais (FAROL), executado em parceria com as 43 Casas do Povo da RAM, que “em 2020, apoiou uma média mensal de 3.524 pessoas de todos os concelhos da Região, com um valor total anual de meio milhão de euros.

Ambos estes fundos tiveram continuidade em 2021, estando previsto atribuir um total superior a 6 milhões de euros em apoios, através do FEAS e FAROL, até ao final deste ano.

Continuaremos a apoiar as casas do Povo e demais instituições da área social, estabelecendo protocolos e parcerias onde o objetivo primordial seja a pessoa, o seu bem-estar e qualidade de vida, para que os cidadãos possam sentir-se cada vez mais integrados e aceites na comunidade. Augusta Aguiar, secretária regional da Inclusão Social e Cidadania

A governante afiançou que o foco será sempre fazer chegar o apoio àqueles que mais precisam.