Madeira

Associação Raquel Lombardi assinalou Dia Mundial da Fisioterapia no sábado

None

A Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi e os seus parceiros comemoraram no sábado, dia 4 de Setembro, o Dia Mundial da Fisioterapia (que se assinala na próxima quarta-feira), com um conjunto de actividades no Hotel Jardim do Atlântico - Prazeres.

Este evento foi orientado pelo Grupo de Fisioterapeutas do Hospital Dr.Nélio Mendonça; Grupo Fisioterapeutas Hospital Dr. João de Almada, Fisioterapeuta Carolina Caldeira, que seguiram como linha orientadora e estratégica o WCPT (World Confederation of Physical Therapy), APFisio (Associação Portuguesa de Fisioterapeutas).

O Dia Mundial da Fisioterapia foi instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT - World Confederation for Physical Therapy), que engloba mais de 250 mil fisioterapeutas no mundo. A data celebra-se desde 1996. Todos os anos, o Dia Mundial da Fisioterapia comemora-se com um novo tema. Para o ano de 2021, o tema escolhido incide sobre a papel dos fisioterapeutas no tratamento e gestão das pessoas afectadas pela covid-19.

"O principal objectivo é tentar oferecer um leque de atividades que enfatize e dinamize o Dia Mundial da Fisioterapia como uma comemoração e evento regular (de acordo com as orientações mundiais da WCPT e nacionais da APFisio) que sublinha a relevância destes profissionais e o seu papel na sociedade actual", destaca a associação em nota de imprensa.

Nesta linha, a Associação Raquel Lombardi associou-se à Mark Madeira Wanderes na sua primeira edição, actividade idealizada por Mark Shipton, paciente de nacionalidade inglesa e residente na Madeira, com esclerose múltipla, com o objectivo de apoiar membros da população da Madeira que se sentem isolados (e as suas famílias) devido a qualquer situação difícil em que se possam encontrar e que possa ter resultado em instabilidade física ou mental.