Eleições Autárquicas Madeira

JSD apela ao voto antecipado dos estudantes deslocados

None

A Juventude Social-Democrata (JSD) lançou há pouco um reforço do apelo ao voto a todos os estudantes deslocados para que exerçam o seu direito de voto antecipadamente nas eleições autárquicas de dia 26 de Setembro.

Em nota remetida à imprensa, a JSD lembra que "o exercício do direito de voto é uma conquista de várias gerações que deve ser reafirmada a cada momento eleitoral".

Nas palavras do líder da JSD Madeira, Bruno Miguel Melim, “o contexto político que vivemos exige a mobilização dos mais jovens para que a voz dos jovens seja tida em consideração no rumo das políticas autárquicas dos próximos anos".

Por outro lado, o também deputado à Assembleia Legislativa da Madeira aponta exemplos de matérias que a seu ver têm sido "negligenciadas por vários municípios da Região" em matérias ligadas aos jovens - "como o ambiente, mobilidade, habitação, qualidade de vida e promoção do investimento", refere - para reforçar o apelo ao voto.

Passa também a 'farpa' aos adversário políticos, tendo referido dado o exemplo de municípios como o Funchal e Santa Cruz [liderados respectivamente pela coligação Confiança e JPP) como "a antítese daquilo que deve ser a gestão autárquica".

“Volvidos 8 anos, em autárquicas como o Funchal e Santa Cruz não se teve uma palavra para os mais jovens, nomeadamente, em matéria de habitação a preços controlados, criação de emprego ou melhorias na qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Contrariamente ao que se verificou, por exemplo, em Câmara de Lobos e na Calheta, municípios onde a gestão autárquica potenciou o crescimento desses concelhos, no Funchal e Santa Cruz não há um legado de conquistas e melhorias para a população mais jovem”.

Mesmo para aqueles que estão deslocados do seu local de voto a 26 de Setembro por motivos académicos, a JSD lembra que “os mesmos podem exercer o seu direito de voto requerendo, até às 23h59 deste dia 6 de Setembro enviando, por via electrónica, um mail requerendo o voto antecipado, a que se anexa o comprovativo de matrícula e o cartão do cidadão”.

Para o caso de não possuir o comprovativo de matrícula, a administração eleitoral aceita um compromisso de honra em que o estudante refere o ano, curso, faculdade e universidade em que frequentará no ano letivo 2021/2022.

Concluído este processo, os estudantes que requereram o voto antecipado receberão, entre 7 e 10 de Setembro, os boletins de voto na morada que indicou no continente e exerce o direito de voto entre 13 e 16 de Setembro no sítio onde está deslocado.

“O poder local é a base de qualquer Democracia. Esta é uma oportunidade para mudar o rumo da história em vários municípios da Região para que os mais jovens tenham, através da ação do poder local, melhoria significativas na qualidade de vida. Não podem faltar à chamada”, conclui o líder da JSD/Madeira.