Artigos

Promessas com janela para os votos

As eleições autárquicas estão ai ao virar da esquina, o maldizer e as promessas sucedem-se em catadupa quais ondas que morrem na praia e logo ficam esquecidas.

O partido A promete um porco, o partido B promete uma vaca, o partido C promete uma galinha poedeira com ovos todo o ano. Só que depois acabam as eleições, findam as promessas e o prometido fica por cumprir. A população já se interroga: porque raio deixam as promessas e tantas ideias luminosas para uns dias antes das eleições quando têm quatro anos para concretiza-las? Mas, o pior é aquela promessa tentadora mas enganosa de que as coisa irão mudar para melhor se for o mesmo partido no Governo e nas Câmaras municipais. Não é verdade! É apenas para enganar tolos. Temos um partido que já governou tudo e viu-se o que aconteceu nas Câmaras e juntas de Freguesia, com gestão danosa, dívidas, falta de pagamentos a fornecedores, pálidas intervenções na área da cultura ou em apoios sociais. Podemos votar no partido A,B,C ou D mas não vamos permitir que a Madeira volte a tal situação de partido único a mandar em tudo pois dá azo a arrogância prepotência, clientelismo e abuso de poder. Desde 2013 nota-se, da parte do Governo e das Câmaras, a tentativa de cativar a população oferecendo melhores condições de vida. Isto acontece quando há pluralismo na governação dos diferentes órgãos. Não se iludam com a promessa de mais uma estrada ou beco como se fosse apanágio exclusivo de um partido. Não, não é! É o dever de quem foi eleito para governar. Fazer obra, sim, mas com rigor e planeamento sem comprometer o futuro dos madeirenses. Hoje faz-se uma promessa para no dia seguinte praticar o contrário, como sucedeu com o candidato à CMF, Pedro Calado, que ainda há pouco tempo prometia acabar com subsídios e agora é vê-lo a distribuir subsídios a torto e a direito; é para o desporto, é para as Casas do Povo, é para IPSS duvidosas, é para obras com fins dúbios, enfim é um manancial de subsídios que não pára nem em tempo de uma pandemia que exige bom senso e contenção de despesas. Por este andar os milhões da “bazuca europeia” não vão chegar para “compra de votos” e nós, madeirenses, vamos ficando mais endividados.

As autarquias que escaparam ao domínio do psd-m e do G.R. passaram a ter verdadeiros autarcas que se negaram a serem simples marionetas da Quinta Vigia. Enumero apenas alguns exemplos das notórias melhorias: Apoio à recuperação das casas degradadas dos mais necessitados. Apoio ao ensino com oferta de livros escolares. Orçamento participativo em que a CMF foi pioneira e o GR, depois de criticar, imitou. Apoio à cultura e eventos sociais. Apoio à causa animal com alimentação, vacinação e abrigos para os animais. Apoio nos medicamentos para os idosos mais carenciados. Apoio às famílias mais necessitadas. Melhoramentos e melhor gestão na rede de água potável e na rede do saneamento básico. Delegação de competências nas Juntas de Freguesia que tem permitido ajuda direta à população. Grande investimento nas novas tecnologia de informação que tornou o Funchal mais atrativo e moderno, melhoramentos para facilitar a vida aos deficientes motor. Nada disto existia antes e só foi possível depois de algumas Câmaras e Juntas mudarem de cor política.

É verdade que o GR também tem dado muitos milhões em apoios mas para obras de retorno duvidoso, para as S.D, para um contingente de empregos no G.R. para amigos, assim como os muitos milhões em subsídios às Casas do Povo, os quais ninguém sabe, como e quando é controlado esse dinheiro. Onde foi aplicado? Quais foram as prioridades? Porque não expõem publicamente essas contas e porque não é o Tribunal de Contas a fiscalizar esses milhões, como a isso são obrigadas as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, legitimamente eleitas pela população?

Acredito que os madeirenses já perceberam o que é propaganda enganosa com janela para os votos, por isso não se deixarão enganar e permitir que a nossa terra volte ao passado onde um único partido tenha o controlo do GR, das Câmaras e das Juntas. Isso seria péssimo para todos nós.

PS. Pressinto que Miguel Albuquerque, com a obsessão de ganhar a CMF, já “queimou” a grande amiga Rubina Leal, em 2017 e prepara-se para “queimar” o grande amigo Pedro Calado, em 2021