Coronavírus Madeira

Dezasseis novos casos e 32 recuperados

Os casos registados hoje são todos de transmissão local

Foto Arquivo/Rui Silva/Aspress
Foto Arquivo/Rui Silva/Aspress

A Madeira regista hoje mais 16 novos casos de infecção por SARS-CoV-2, todos de transmissão local. No total, desde o início da pandemia na Região Autónoma, já foram contabilizados 11.359 casos confirmados de covid-19.

Segundo o relatório epidemiológico da Direcção Regional de Saúde "há hoje mais 32 casos recuperados a reportar", sendo que a "RAM passa a contabilizar 11.106 casos recuperados de covid-19".

Mantêm-se os 75 óbitos associados à covid-19.

O casos activos são 178, "dos quais 37 são casos importados e 141 são de transmissão local", realça a DRS. "Relativamente ao isolamento dos casos activos, a assinalar que 5 pessoas se encontram hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça (4 em Unidades Polivalentes e 1 na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19) e 20 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio", especifica.

Neste contínuo trabalho de vigilância, "no total, há 67 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem da RAM", salienta.

Pelo que a há a acrescer que "relativamente à vigilância activa de contactos de casos positivos, 352 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo", acrescenta, enquanto que na "vigilância de viajantes, 40.614 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe".

Outra medida importante, a testagem, relativamente aos testes para despiste de covid-19 realizados no Serviço de Saúde da RAM, a DRS assinala que "no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da RAM, há a reportar um total cumulativo de 302.008 colheitas para teste de RT-PCR à covid-19, realizadas até às 15h30 de hoje".

Já quanto às "amostras processadas para teste de RT-PCR no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM", à data de hoje, ascendem a 601.767. E ainda "no que diz respeito aos Testes Rápidos de Antigénio, foram realizados até ao dia 29 de Agosto, um total cumulativo de 245.978, dos quais 171.178 foram realizados no contexto da operação de testagem massiva da população", contabiliza.