5 Sentidos

Orquestra Clássica da Madeira celebra Dia Mundial da Música com concerto na ALM

Na próxima sexta-feira, 1 de Outubro, o Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira acolhe o concerto comemorativo do Dia Mundial da Música e o concerto inaugural do Piano.

Recital de Piano com Rafael Kyrychenko
Recital de Piano com Rafael Kyrychenko

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, um concerto comemorativo do Dia Mundial da Música e um concerto inaugural do Piano da OCM. Na próxima sexta-feira, 1 de Outubro, pelas 21 horas, o pianista Rafael Kyrychenko promove um recital no piano de cauda da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas.

A OCM explica que o piano será colocado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, "com o propósito primordial de programar recitais com jovens músicos que tiveram a sua formação inicial na Madeira e com solistas que são convidados". O objectivo é "colmatando desta forma um vazio que se criou nos últimos anos na Região no âmbito da música de câmara / recitais com piano". 

Reconhecendo o excelente nível do ensino artístico no CEPAM-Escola das Artes da Madeira, na competência dos seus professores, a Orquestra Clássica da Madeira convidou o ex-aluno do CEPAM, o pianista Rafael Kyrychenko para o concerto comemorativo do Dia Mundial da Música/concerto inaugural do piano. Norberto Gomes, Director Artístico da Orquestra Clássica da Madeira

Os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório -Escola Das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante.

Os bilhetes custam entre 5 a 10 euros e estão disponíveis na Loja Gaudeamus no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira das 10h às 18 horas, e no local do concerto a partir das 20 horas.

Programa 

  • C. Franck [1822-1890] - Prelude Chorale et Fugue
  • O. Messiaen [1908-1992] - Premiere Communion de la Vierge
  • M. Ravel [1875-1937] - Gaspard de la Nuit

Sobre o solista convidado

Rafael Kyrychenko, começou a estudar piano aos cinco anos de idade com a sua mãe, Cristina Pliousnina, no Conservatório- Escola Profissional das Artes da Madeira. Ganhou o primeiro concurso regional seis meses depois de iniciar os seus estudos musicais e o seu primeiro 1.º prémio num concurso internacional aos oito anos de idade (IV Concurso Internacional Vila de Capdepera, Palma de Maiorca, Espanha). Desde então, tem participado em vários concursos internacionais, alcançando os 1.º e 2.º prémios em Portugal, Espanha, Itália, França, Estónia, San Marino, Chipre, Dinamarca e nos EUA. Em Maio de 2014, ano em que estava a finalizar o Curso Profissional de Instrumentista do CEPAM, Rafael foi eleito vencedor da 25.ª edição de atribuição das bolsas da Yamaha. Entre vitórias dos últimos anos se destacam o 1.º prémio em 4.th Aarhus International Piano Competition, Dinamarca, Gold Prize em Manhattan International Music Competition nos Estados Unidos da América e o 3.º prémio em prestigiado Maria Canals International Piano Competition ,Barcelona. Ao longo dos anos, o Rafael participou em Master Classes sob a orientação de músicos de renome tais como Philippe Entremont, Dmitry Bashkirov, Sergei Edelman, Vitaly Samoshko, Nelson Delle-Vigne Fabbri, Michel Béroff, Artur Pizarro, entre outros.

Rafael já actuou em auditórios de prestígio como, na Sala de Congressos da Madeira e Teatro Baltazar Dias, Genebra Congress Hall, Estonia Concert Hall, De Santis Chapel na Palm Beach Atlantic University, Sala Suggia da Casa da Música, na Fundação Gulbenkian e no CCB, Charlottenborg Festsal, Flagey Studio 1 e 4, Palau de la Música Catalana, entre outros.

Depois de concluir os seus estudos no Conservatório das Artes da Madeira, estudou na Queen Elisabeth Music Chapel em Bruxelas, Bélgica, orientado pela Maria João Pires, e obteve a sua Licenciatura no Conservatório Real de Bruxelas sob orientação do Prof. Daniel Blumenthal. Actualmente, continua os seus estudos na Academia de Piano de Imola com o Prof. Leonid Margarius, e ingressou para o curso de Mestrado na prestigiosa Escola Superior Rainha Sofia em Madrid com a Prof. Milana Chernyavska.