Desporto

Regata Canárias — Madeira 2021 quer chegar às duas dezenas de inscritos

Foto CNF
Foto CNF

Evento organizado pelo Clube Naval do Funchal e Real Club Náutico de Tenerife acontece na próxima semana entre Santa Cruz de Tenerife e o Funchal.

Decorreu ao início final da manhã de hoje a apresentação oficial da Regata internacional Canárias-Madeira, em vela da classe Cruzeiro.

Uma cerimónia que serviu igualmente para a apresentação pública do acordo celebrado entre o Clube Naval do Funchal e a empresa de construção RIM

A exemplo de outros tantos eventos, esta parceira visa apoiar a Regata Internacional Canárias – Madeira, no sentido de procurar dar maior visibilidade e notoriedade destas iniciativas.

Gil Freitas administrador da empresa RIM, referiu, que "esta é mais uma iniciativa entre tantas outras já acontecidas com o CNF em anos anteriores, e que se espera poder manter por muitos mais anos".

"O papel social da empresa, visa ajudar a dar a conhecer e viabilizar estas iniciativas que são muito importantes para a região e para o desporto náutico", adiantou o administrado da empresa que passa a ser a 'main sponsor' do evento deste ano.

Já António Fontes, presidente do CNF, agradeceu este importante apoio, mas não pode deixar de referir os apoios públicos nomeadamente do governo e CMF, e de demais instituições publicas e privadas que ajudam nestes projectos e permitem a sua viabilização.

Referiu que as actividades náuticas que o CNF promove e fomenta tem um cariz multifacetado, que procura dar visibilidade à economia do mar de forma diferente. Exemplo disso, foi a regata Transquadra a semana passada, com cerca de 80 barcos, para o fim do mês temos o Stand-up-Padlle numa prova do circuito EuroTour, e na próxima semana a Regata Internacional Canárias – Madeira em vela de cruzeiro.

O responsável máixmo navalista, fez nota que inicialmente esta regata de Canárias, estaria "inserida numa possível cimeira entre os governos das duas regiões, mas o cenário de pandemia assim não permitiu, situação que seria muito importante para ambos os arquipélagos que por vezes parecem estar de costas pelo próprio mar".

Durante a cerimónia de apresentação e como novidade, pela primeira vez, nesta 21.ª edição da Regata Canárias-Madeira será  atribuído um prémio monetário aos veleiros que competem na classe ORC, sendo que António Fontes apelou à participação dos veleiros madeirenses, que em face aos apenas dois de pré-inscritos é manifestamente muito pouco comparativamente à última edição que teve quase 10 participantes regionais.

Referiu ainda que "quando o Naval pede maior visibilidade para o mar, é no sentido de nos permitirem e viabilizarem estas iniciativas internacionais que permitem a promoção e divulgação da Madeira e do seu potencial económico azul".

Disse ainda que a pouca adesão dos veleiros madeirenses, "pode ser reflexo da pandemia e das pessoas ainda não estarem preparadas e disponíveis para saírem da região com a segurança desejada". Voltou a apelar à participação, pois é de enorme importância a sua participação neste tipo de eventos.

Refira-se que as inscrições mantêm-se abertas até às 17 horas do dia 6 de Setembro, pelo que a previsão das 20 participações é ainda um objectivo possível de acontecer.

A largada está prevista para dia 7 de setembro pelas 11 horas da manhã rumo ao Funchal, num percurso aproximado de 262 milhas náuticas, prevendo-se a chegada das embarcações na madrugada de dia 9 de Setembro.

Nota ainda para a possibilidade de todos, em geral, poderem acompanhar a regata através do sistema virtual de tracker instalado em cada barco (sistema GPS), link que será anunciado no próprio dia da largada nas redes sociais do CNF.

De referir que a Village, criada no Cais 8 e que serviu para receber e consagrar os vencedores da primeira etapa da Regata Transquadra, no final de Agosto, voltará a servi de palco  para a recepção e consagração dos campeões da XXI edição desta regata. A cerimónia de entrega de prémios irá acontecer no dia 11 de Setembro pelas 19h30.