Eleições Autárquicas Madeira

JPP denuncia esgotos a céu aberto em Câmara de Lobos

None

O JPP esteve esta manhã em Câmara de Lobos, mais concretamente na estrada que liga o Estreito de Câmara de Lobos ao Covão, para denunciar uma situação de “saúde pública e um problema ambiental grave”.

Miguel Ganança, candidato do JPP à Câmara Municipal, mostrou o “esgoto a céu aberto”, que se verifica ao longo desta estrada “desde as veredas de acesso às habitações e que vem desaguar na própria ribeira, sem qualquer tratamento”.

“São dados públicos que cerca de 40 % do Concelho não tem saneamento básico e numa zona com a elevada densidade populacional que aqui se verifica, esta situação é inadmissível”, aponta o candidato.

Miguel Ganança frisou que esta tem sido uma "queixa frequente" um pouco "por todo o concelho" e que, neste caso em particular, o esgoto “com dejectos e outros afluentes" que sai do Castelejo e é depois canalizado "directamente, para a ribeira”.

“Não podemos admitir que, em 2021, zonas como esta se mantenham sem saneamento básico. A saúde publica tem de ser um dos pilares fundamentais de uma gestão autárquica e temos de resolver esta situação em Câmara de Lobos”, destacou.

“A gestão dos esgotos é feita pela ARM, uma empresa do Governo Regional, mas que não tem mostrado a sensibilidade social para a resolução destas questões”, lembrou o candidato, defendendo que "a Câmara Municipal tem de pressionar e de exigir que a ARM, enquanto empresa responsável, resolva esta situação”.