Eleições Autárquicas Madeira

CDU começou campanha eleitoral na Nazaré

None

A CDU abriu oficialmente a sua campanha eleitoral no Funchal com uma iniciativa política na Nazaré, na freguesia de São Martinho, para se afirmar como a alternativa política e para destacar o seu projecto alternativo.

O candidato à Câmara do Funchal, Edgar Silva, afirmou que "o grande desafio que está colocado no Funchal é o de se perceber que de pouco serve substituir eucaliptos por acácias. Na Câmara Municipal do Funchal foram retirados eucaliptos que lá estavam plantados e implantaram-se acácias. E agora de nada serve retirar acácias para voltar a ter eucaliptos. Pelo contrário, é preciso afirmar que é possível uma outra sementeira, são possíveis, em alternativa, plantios de barbusanos, de tis, um outro tipo de árvores, uma floresta diferente. Ou seja, não foi solução para a população a substituição do PSD pelo PS na governação da CMF. E não estamos condenados a ter mais do mesmo, do mesmo tipo de espécie infestante".

Dando como exemplo as políticas na área da cultura, Edgar Silva referiu que "quer com o PSD, quer, ao longo dos últimos anos, pela mão do PS, no Funchal acentuam-se as formas de marginalização cultural de amplas zonas do concelho. Basta olhar para o mapa das iniciativas, dos equipamentos e atividade culturais para se verificar que o que está em marcha é o aumento da distância entre o centro e as zonas altas e super altas, entre lugares da elite e áreas de ultraperiferia".

Como alternativa às erradas políticas impostas pelo PSD e pelo PS, de acordo com o candidato, "o Funchal precisa, como a CDU propõe, de novos espaços culturais, de novos equipamentos, novas infraestruturas culturais. Assim, requerem-se investimentos públicos em novos equipamentos nas áreas periféricas do concelho, abertos a novos públicos. Por exemplo, pretendemos a criação de uma “Alameda das Artes” na zona da Nazaré, com projetos de arte urbana. Aqui na Nazaré, como noutras localidades, o Funchal precisa de descentralizados criadores culturais para a realização de projetos de desenvolvimento cultural".

Foi neste sentido que Edgar Silva, afirmou que "tal como nas áreas da cultura, o Funchal precisa de um projeto político alternativo, que só a CDU corporiza, como garantia de uma alternativa política assente noutras prioridades e em diferentes metas para o desenvolvimento humano e social do concelho do Funchal".