Jorge Sampaio Madeira

Filipe Sousa lamenta morte de "homem de carácter e personalidade ímpares"

None

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, juntou-se ao coro de vozes que lamenta hoje, dia 10 de Setembro, a morte do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio.

"Lamento profundamente a morte do Dr. Jorge Sampaio. Um homem de carácter e personalidade ímpares", começa por referir a nota de pesar assinada pelo autarca santa-cruzense.

Na política, Filipe Sousa salienta que Sampaio "sempre foi um exemplo de seriedade e diálogo, devendo-se a ele muitas das conquistas do Portugal Democrático".

Relembra também "o percurso de autarca" do falecido Chefe de Estado, frisando que "a ele se deve, ainda hoje, as grandes conquistas em termos de autonomia do poder local, que tantos, infelizmente, teimam em não respeitar".

"Morreu um homem bom e um grande político, que sempre pautou a sua intervenção pública pelos valores que fazem da política uma causa nobre", conclui, acrescentando que a Câmara Municipal de Santa Cruz manterá as bandeiras a meia haste "por respeito e pela memória do Dr. Jorge Sampaio".

À família endereçou ainda as "mais sentidas condolências".

Jorge Sampaio, antigo secretário-geral do PS (1989/1992) e Presidente da República (1996/2006), morreu hoje aos 81 anos, depois de ter estado internado no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, desde 27 de agosto, com dificuldades respiratórias. O Governo vai decretar três dias de luto nacional, entre sábado e segunda-feira, em sua honra.

Governo vai decretar três dias de luto nacional entre sábado e segunda-feira

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo vai hoje decretar três dias de luto nacional, entre sábado e segunda-feira, pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio.