Funcionamento no Hospital Central da Madeira “Dr. Nélio Mendonça”

Como cidadão anónimo, dirigi-me ao Serviço de Urgências no passado dia 13 de julho devido a uma infecção grave num rim.

Passados 15 minutos já estava a fazer exames (análises ao sangue e urina e raio X). Ao fim de diversas horas a aguardar resultados, foi-me disponibilizado alguma alimentação e água ou chá, tal como aos restantes pacientes que aguardavam a sua vez.

Por fim, recebo a indicação médica que teria de ficar internado no Serviço de Medicina Interna no 5º Andar. Fiquei em choque e com algum pânico, pelo facto de ouvir diversas versões menos abonadas relativo ao funcionamento desta Unidade Hospitalar.

O internamento decorreu durante 11 dias em que fui sujeito a diversos exames clínicos e análises e ao longo deste tempo recebi o que considero os melhores serviços médicos, de enfermagem, incluindo assistentes operacionais que foram inexcedíveis nos serviços prestados e no carinho recebido.

Não pretendendo individualizar qualquer médica ou médico (que foram vários) assim com enfermeira ou enfermeiro (que foram vários), apresentar publicamente o meu enorme obrigado pelo forma profissional e humana com que me trataram, a todas um bem-haja.

Gostaria de estender os parabéns às entidades oficiais do Serviço Regional de Saúde que estão a prestar um excelente serviço à população.

Já estive internado numa clínica privada e sinceramente não encontrei grandes diferenças.

Para terminar, saliento a higiene constante do pavimento, mobiliário e instalação sanitária não esquecendo que tive sempre a companhia da televisão no quarto.

Uma vez mais, o meu muito obrigado.

Manuel António Morais