Madeira

Ribeira Brava com novas zonas de coexistência

Vila da Ribeira Brava deixará de ter passadeiras

None

Em nota enviada à comunicação social, câmara Municipal da Ribeira Brava informa que a circulação no centro histórico da vila passará por algumas alterações, nomeadamente na sinalização e normas de trânsito, decorrentes da criação das zonas de coexistência, "onde os peões e os veículos automóveis passam a conviver em estreita harmonia".

A autarquia explica que os automobilistas não deverão ultrapassar os 20 km/h nas zonas assinaladas e os peões passarão a dispor de toda a via para circular, deixando de ser necessário a existência de passadeiras.

A alteração é fruto de uma exigência do tribunal que, na sequência de uma auditoria realizada à Câmara Municipal, solicitou a regularização das zonas de coexistência com a devida sinalética. Para já, serão retiradas as passadeiras na frente-mar, entre o restaurante D. Luís e a rotunda do cais, dando lugar a quatro novos estacionamentos na baixa.

Toda a zona entre a frente-mar e o edifício Vale Mar passa a ser zona de coexistência. A Rua Comandante Camacho de Freitas (em frente ao Pingo Doce), assim como a Rua Comendador Agostinho Sousa Macedo (ascendente) e a Rua Padre Gil (descendente), junto à ribeira, deixam de integrar a zona de coexistência, mas passam a ter velocidade máxima permitida de 30 km/h.

A autarquia alerta "para a importância de todos os intervenientes respeitarem os sinais de trânsito que permitem regularizar o trânsito nos centros urbanos". 

As alterações estão a ser feitas com a colaboração da esquadra da PSP da Ribeira Brava.