Eleições Autárquicas Madeira

"Somos os mais bem preparados para liderar os destinos da Ribeira Brava"

Ricardo Nascimento destacou o trabalho feito e apresentou um programa ambicioso para manter o concelho na senda do progresso e do desenvolvimento

None

Foi de “cabeça erguida” e de “consciência tranquila” pelo trabalho realizado em prol da Ribeira Brava que o líder do RB1 se apresentou hoje perante os ribeira-bravenses na apresentação dos candidatos aos vários órgãos autárquicos do concelho.

Ricardo Nascimento não escondeu o orgulho em liderar os destinos da Ribeira Brava e mostrou-se disponível para continuar a trabalhar em prol desta terra de sonho e tradição com a ajuda de uma “grande equipa”, não só em número mas também “em qualidade”.

“São 130 pessoas com os seus defeitos e suas qualidades, mas com algo que nos liga: a vontade de fazer, a vontade de trabalhar em prol da Ribeira Brava e dos ribeira-bravenses”, destacou o candidato à Câmara Municipal, salientando uma “equipa de continuidade e com alguma renovação, formada por pessoas das várias freguesias e dos vários sítios, que conhecem o que temos de bom e excelente na Ribeira Brava, mas também sabem e têm noção do que de menos bom existe”.

O candidato realçou que esta equipa “não precisa de líderes nacionais ou regionais para aparecer” perante o eleitorado, nem surgiu “há meia dúzia de meses simplesmente a criticar e a dizer mal de tudo e de todos”.

Apesar do muito que foi feito, admite que “há muito por fazer” e expressou vontade em “fazer mais e melhor”, colocando o concelho “no mapa e na senda do desenvolvimento”, através de um projeto de continuidade nascido na Ribeira Brava e para a Ribeira Brava.

“Para isso, é importante a união, a força de todos os ribeira-bravenses, a sintonia democrática entre os vários órgãos municipais e regionais, sintonia que muitas vezes tem dado comichão em algumas pessoas que descobriram a Ribeira Brava há pouco tempo, pois foi assim, com essa sintonia, que chegámos até aqui”, alertou Nascimento, destacando o apoio do PSD e do CDS ao Movimento RB1, faltando apenas a confiança da população para “poder negociar e exigir mais e melhor para a Ribeira Brava”.

Caso volte a ter o apoio do eleitorado, pretende dar maior ênfase à área social através da manutenção dos apoios já existentes e de novas medidas, como uma estratégia local para a habitação com fundos europeus para mais apoio nesta área.

Pretende continuar a apoiar e valorizar a educação e formação das crianças e jovens e trabalhar para desenvolver uma economia geradora de mais emprego através de um trabalho conjunto com as empresas do concelho.

A captação de investimento e a celeridade nos processos é outro ponto a desenvolver através do regulamento de taxas amigo do investidor, criação das ARU´s e alteração do PDM.

Relançar a economia que abrandou devido à pandemia e apoiar o comércio local é outro dos planos do candidato que recordou as muitas valências do concelho, desde empresas de software informático de topo, grande número de carpintarias e oficinas, empresas de som e restauração.

A área da mobilidade e dos transportes merece igual atenção, destacando a estação intermodal na vila da Ribeira Brava e a reformulação do nó de Campanário, projeto que está já em execução no Governo Regional.

Não esqueceu a cultura, o desporto, o ambiente e a qualidade de vida dos ribeira-bravenses, assim como a aposta na agricultura que apresenta dimensões e realidades diversas.

Ricardo Nascimento vai continuar a construir e requalificar caminhos agrícolas por todo o concelho e fará uma grande aposta nas áreas do urbanismo, reabilitação urbana e acessibilidades. A requalificação da frente-mar da vila da Ribeira Brava é uma das suas bandeiras, assim como mais investimento nas quatro freguesias do concelho.

Com uma linha de ação bem definida em prol das pessoas e do desenvolvimento do concelho, Ricardo Nascimento apelou ao voto a 26 de Setembro em todos os órgãos autárquicos, desde a Assembleia Municipal, as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal para levar a bom porto um projeto arrojado e benéfico para os ribeira-bravenses.

Rita Abreu, candidata à Assembleia Municipal usou da palavra para referir que o percurso feito nos últimos quatro anos “não deve ser interrompido” e deixou claro que o movimento RB1 “continuará a valorizar as gentes desta terra”, não olhando apenas às obras vistosas, mas acudindo também às pequenas necessidades das pessoas.

Todos os candidatos às Juntas de Freguesia, David Sousa, Marco Martins, Albertina Ferreira e Inácio Corte destacaram a importância de unir esforços entre as instituições para a melhoria da qualidade de vida das populações.