Eleições Autárquicas Madeira

Mafalda Gonçalves quer promover o envelhecimento activo em Santa Cruz

Universidade Sénior é uma das propostas da candidata

None

A candidata do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz, Mafalda Gonçalves, apresenta como proposta para o município implementar políticas que promovam o envelhecimento activo da população, aliando a sua experiência de vida à aquisição de novos conhecimentos e à prática de actividades diversas.

Mafalda Gonçalves pretende criar no concelho uma Universidade Sénior, organismo que, espera, venha a constituir-se como um elemento integrador da população sénior, potenciando o seu enriquecimento pessoal e cultural e, simultaneamente, combatendo o isolamento. “Com esta medida, pretendemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas, através da dinamização de actividades culturais, educativas e sociais que, por sua vez, estimulem a comunicação, a aprendizagem e a criatividade”, explica a candidata.

A candidata pelo PS vinca que, numa época em que se defende uma aprendizagem ao longo da vida, “faz todo o sentido a criação de uma Universidade Sénior no concelho de Santa Cruz, que se depara com um elevado número de população idosa e com uma esperança média de vida mais elevada, com tempo disponível e com vontade de alargar o seu conhecimento sobre diversos temas”, sendo que “compete ao município a responsabilidade de contribuir para dar resposta às necessidades intelectuais desta população”.

O projecto a que o PS se propõe destina-se a pessoas com mais de 50 anos e pretende contribuir para o seu desenvolvimento contínuo, proporcionando-lhes um espaço de valorização pessoal e social, reforçando o seu papel na sociedade e combatendo a exclusão e o isolamento social.

Queremos um novo começo para Santa Cruz e esta nova era que preconizamos tem de ser pautada por uma atenção a todos e a todas de igual forma. Por isso, sendo uma grande fatia da população do nosso concelho de faixas etárias mais avançadas, torna-se premente implementar medidas que mantenham estas pessoas activas física e mentalmente. Mafalda Gonçalves, candidata do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz