Madeira

Há 20 anos, o país estava chocado com a morte de seis portugueses no Brasil

No Canal Memória de hoje reveja as notícias de 25 de Agosto de 2001

None

Há vinte anos, a morte de seis portugueses no Brasil chocava o país. O DIÁRIO não foi excepção à regra e, na edição impressa do dia 25 de Agosto de 2001 noticiava que tinham sido encontrados os corpos dos seis empresários portugueses que haviam desparecido dias antes após terem viajado para Fortaleza.

"Os corpos dos seis empresários portugueses foram encontrados, ontem, junto à barraca do português Luís Miguel Militão Guerreiro, na praia do Futuro, em Fortaleza. Os corpos foram encontrados enterrados e sob uma placa de cimento", escrevia o DIÁRIO à data. "Segundo informações do superintendente da Polícia Federal do Piauí, Robert Rios Magalhães, Luís Guerreiro, o homem que foi esperar os portugueses ao aeroporto, disse que ele e o grupo de empresários foram vítimas de uma armadilha preparada por três seguranças que prenderam o grupo no bar da praia. De acordo com Magalhães, Guerreiro, após a chegada dos empresários, levou-os para o bar Vela Latina para comemorarem, tendo sido todos surpreendidos pelos três homens armados. No depoimento, ao qual a Polícia Federal não está a dar credibilidade, o português afirmou, ainda segundo o responsável da polícia, não saber se os compatriotas estavam vivos ou não. Militão Guerreiro teria sido libertado para levantar dinheiro com os cartões de crédito dos empresários, chegando a retirar 43 mil reais (cerca de 4 milhões de escudos), e ficando com 15 mil reais (cerca de 1.300 contos)."

Mais tarde, Luís Miguel Militão, seria condenado a 150 anos de prisão no Brasil, por ser o mentor da morte dos seis empresários portugueses. Mantém-se preso em regime fechado.

Na edição de há 20 anos, o DIÁRIO noticiava ainda que a coligação PS/PP que concorria à Câmara do Funchal queria um edifício novo para sede da autarquia. "As actuais instalações seriam para uma Casa da Cultura e serviços da presidência e da vereação. Um novo edifício, construído de raiz, pensado para receber os serviços camarários e a transformação dos actuais Paços do Concelho numa Casa da Cultura da cidade são as propostas da coligação PS/PP para procurar solucionar o problema da 'sobrelotação' da Câmara do Funchal."

O problema do tráfico de droga no Porto Santo e o anúncio de um jogo entre Leeds e Marítimo na Taça Uefa foram outras das notícias de há duas décadas.

Para saber mais sobre as notícias de há 20 anos, consulte a edição do DIÁRIO do dia 25 de Agosto de 2001 através do portal da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira.