Madeira

Porto Moniz aposta na mobilidade eléctrica

Foto CM Porto Moniz
Foto CM Porto Moniz

A Câmara Municipal de Porto Moniz conta, a partir de hoje, com uma carrinha elétrica de sete lugares. A aquisição desta viatura resulta de uma candidatura efetuada pelo Município ao Fundo Ambiental, no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública.

Este programa, do Governo da República, tem por objetivo promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental do Parque de Veículos do Estado, através do financiamento de 50 % da contratação de viaturas elétricas por substituição de veículos do parque automóvel da autarquia com mais de 10 anos.

A candidatura apresentada pelo Município de Porto Moniz tem ainda aprovada, até ao fim deste ano, a aquisição de mais uma viatura elétrica e a instalação de dois postos de carregamento de viaturas elétricas no concelho.

Na apresentação da nova carrinha, Emanuel Câmara, presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, começou por referir que esta é mais uma viatura que estará ao dispor de todos os munícipes do concelho, e que reforçará um serviço criado pelo seu executivo, que consiste no transporte de idosos para consultas, exames e tratamentos médicos.

“A Câmara Municipal continuará a disponibilizar este serviço a todos quanto dele necessitem, pois acreditamos que um munícipe de Porto Moniz tem exatamente os mesmos direitos à Saúde como os munícipes de qualquer outro concelho da Madeira. Se o Governo Regional encerra serviços no nosso concelho, prejudicando claramente a nossa população, nós respondemos com a criação de condições para que nenhum portomonizense seja prejudicado, esta é a nossa forma de estar e de governar, sempre pelo bem da nossa população”, acrescentou o edil.

Sobre a aquisição desta viatura, e de mais uma até ao final do ano, Emanuel Câmara destacou que “abatemos duas viaturas que já não estavam nas devidas condições e adquirimos duas novas viaturas elétricas, numa clara valorização da importância do meio ambiente. A aquisição destas duas viaturas vem valorizar ainda mais a política ambiental levada a cabo por este executivo, depois de termos lançado, em 2017, uma campanha de sensibilização para a separação seletiva de resíduos, e de termos assegurado, em 2020, o financiamento para a construção de um EcoCentro no concelho de Porto Moniz, obra que já está adjudicada e vai para o terreno nos próximos dias”.