Eleições Autárquicas Madeira

Rede Integrada de Suporte Social à Pessoa Idosa é aposta de Norberto Ribeiro em Machico

None

"Reforçar o acompanhamento e o apoio social aos idosos, dando-lhes melhores condições de segurança e conforto nas suas habitações e apostando, simultaneamente, na maior valorização e salvaguarda do seu saber e experiência junto dos mais novos" é o objetivo da Rede Integrada de Suporte Social à Pessoa Idosa, hoje anunciada pelo candidato do PSD/CDS à Câmara Municipal de Machico, Norberto Ribeiro.

Trata-se de um projecto que o candidato assume como "essencial para garantir uma outra valorização aos idosos que vivem no concelho e em cada uma das suas freguesias”, através de um conjunto de medidas que, em suma, assumem "o cuidado, a atenção e a dignificação da terceira idade" como prioridades.

Esta Rede, explica, “assentará em três vectores essenciais”: no vector da proximidade, no vector da saúde e, finalmente, no vector Inter-geracional e de valorização pessoal de cada idoso.

No primeiro vector, prossegue Norberto Ribeiro, "está em causa avaliar e analisar, caso a caso, as condições em que o idoso vive na sua residência e quais as necessidades que existem por colmatar, nomeadamente no que toca à realização de pequenas obras que garantam maior mobilidade e conforto tanto aos idosos quantos aos seus cuidadores, num processo que a autarquia tem de ser capaz de assegurar".

Já o vector da saúde pressupõe "a articulação entre a autarquia e as entidades de saúde no que toca à realidade dos idosos que vivem no concelho, de forma a garantir uma promoção da saúde mais eficaz e, também, para prevenir uma realidade que infelizmente ainda persiste e que se relaciona com a violência contra os idosos".

A este propósito, a candidatura 'Juntos Somos Machico' assume também o compomisso de criar uma Linha de Emergência contra a Violência na Terceira Idade.

Por fim, e no respeitante ao vector inter-geracional, Norberto Ribeiro explica que a ideia é "criar condições para que a experiência de vida e o saber adquirido destes idosos seja transmitido às novas gerações, valorizando cada testemunho e fazendo com que, além de valorizados, estes cidadãos se sintam úteis à sociedade, contribuindo, também por esta via, para cultivar e reforçar a identidade de Machico, a sua história e tradições".

Ao mesmo tempo que temos o dever e a obrigação de cuidar e corresponder às necessidades dos nossos jovens – valorizando-os, ajudando-os na sua integração profissional e fixando-os no nosso concelho, através de medidas concretas de apoio à habitação e à empregabilidade – também temos que atender às necessidades dos nossos idosos e promover o envelhecimento activo.

Norberto Ribeiro reitera que esta Rede "vai precisamente ao encontro das áreas que, hoje, apresentam muitas lacunas a colmatar" naquele concelho.