Eleições Autárquicas Madeira

Dírio Ramos defende que é urgente garantir saneamento básico em Santa Cruz

None

A CDU esteve esta terça-feira, 24 de Agosto, no sítio da mãe de Deus, na freguesia do Caniço, onde o candidato à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz, Dírio Ramos, defendeu a criação de "uma rede de esgotos que dê resposta às necessidades" da população.

O concelho de Santa Cruz sendo o único Concelho da Região Autónoma da Madeira que tem duas cidades com muita densidade populacional, Santa Cruz, com cerca de 8mil habitantes, e Caniço, com cerca de 23 mil habitantes, é inconcebível que não exista uma rede de esgotos que dê resposta às necessidades e que tenha em conta o crescimento da população neste concelho, verificando-se que também a Urbanização do Forte do Porto Novo que não tem ligação à rede de saneamento básico. Dírio Ramos, candidato à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz

O candidato pela CDU dá conta que o mesmo acontece na freguesia de Gaula, onde a "a falta de saneamento básico é bem patente", no local "só existem fossas séptica, o que é inconcebível", considera o candidato. 

Nas zonas altas de Santa Cruz, como nas Regadinhas e Lombada, Dírio Ramos expõe "um grave atentado à saúde pública". O candidato explica que foi realizada uma intervenção na zona da Lombada, através de uma bomba de ligação à rede, onde foi criado um colector, que é "bombeado para a rede principal com dois tubos com a funcionalidade de sobejo pela ribeira dentro. Na verdade, o que se verifica é que neste momento já escorrem dejectos pela ribeira, poluindo toda aquela zona, sendo esta uma obra financiada pela União Europeia". 

Na freguesia da Camacha, na zona da Eira/Salgados e nas zonas do Rochão e do Ribeiro Serrão, "o saneamento básico ainda é uma miragem bem distante", destaca. 

É necessário que o executivo camarário de Santa Cruz faça um levantamento urgente de todos os problemas que estão na base deste atentado ambiental, em cada um dos sítios, zonas, localidades, estradas, ruas e habitações que não possuem ligação à rede pública de saneamento básico e que, em articulação com o Governo Regional, seja garantido às populações do concelho de Santa Cruz o direito fundamental ao saneamento básico para todos e a inadiável construção de mais ETAR´s, de modo a dar resposta ao crescimento da população neste concelho, pois há mais de 10 anos que a CDU denuncia a falta da rede de saneamento básico e que está a provocar graves prejuízos para o meio ambiente e danos para a saúde pública. A descarga de esgotos para as levadas e outras linhas de água é um crime ambiental as situações aqui descritas mostra como há profunda injustiça em função do território onde habitamos, a uns o JPP trata como fossem de primeira categoria e a outros, em tantos lugares, abandona-os como se não fossem gente, vem aí a Bazuca europeia, a CDU está atenta a desvios da sua utilização e tem sérias dúvidas sobre as prioridades do JPP. Dírio Ramos, candidato à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz

O partido estima que o custo de implementação de saneamento básico no concelho corresponda a cinco anos de todas as receitas do IMI.