Eleições Autárquicas Madeira

Pedro Calado quer combater flagelos sociais no Funchal

None

O candidato apresentou os programas que a coligação PSD/CDS pretende implementar na Câmara Municipal do Funchal para resolver os problemas das pessoas que hoje são marginalizadas por vários razões, desde o uso de drogas ao consumo de álcool, da violência doméstica ao abandono, da falta de emprego a outros factores

A candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ visitou, esta segunda-feira, a Casa de Saúde São João de Deus, que, no próximo ano, completa 100 anos. A instituição intervém na área da psiquiatria, cuidados continuados gerais, reabilitação e psicogeratria.

Nesta reunião, com a direcção da instituição, Pedro Calado abordou o “flagelo Social” e apresentou os programas  que a coligação PSD/CDS pretende implementar na Câmara Municipal do Funchal(CMF) para resolver os problemas das pessoas que hoje são marginalizadas por vários razões, desde o uso de drogas ao consumo de álcool, da violência doméstica ao abandono, da falta de emprego a outros factores.

O cabeça-de-lista à CMF disse ter já neste momento os problemas identificados e assumiu  um compromisso: “trabalhar em diálogo e em articulação com as diversas entidades que já estão no terreno, dando-lhes mais  meios, ajudando-as  financeiramente para terem mais recursos  e melhorar as condições em que se encontram  estas pessoas”.

Nós queremos fazer programas de integração destas pessoas dentro da sociedade". Pedro Calado

O candidato considera que um dos problemas que afecta mais a sociedade é os sem-abrigo e julga ser preciso retirá-los do abandono social, da marginalização e combater o problema do álcool e da toxicodependência.

“Nós queremos que essas  pessoas sejam tratadas, acompanhadas,  para que tenham uma integração  plena no mercado de trabalho. O nosso objectivo é fazer programas activos com empresas e torná-las  válidas para a sociedade”, frisou.

Pedro Calado reiterou a promessa que “se ganhar a CMF, a sua equipa vai criar condições para trabalhar em articulação com o Governo Regional e com todas  as instituições, no sentido de encontrar as melhores respostas  para o problema da marginalização.

Já o director da Casa de São João de Deus, Eduardo Lemos, informou que, por ano, a instituição recebe 170 jovens com problemas de droga e álcool e são realizados 150 internamentos compulsivos, a mando do tribunal. O responsável pediu a Pedro Calado, caso venha a ser eleito, a 26 de Setembro, para ter um olhar diferente para o problema dos sem-abrigo.