Eleições Autárquicas Madeira

Sofia Canha propõe Estratégia Municipal de Habitação para a Calheta

None

A candidata do PS à Câmara Municipal da Calheta quer criar uma Estratégia Municipal de Habitação, que inclui: o Programa 1.º Direito, uma plataforma on-line de arrendamento permanente de incentivo à fixação de pessoas no concelho e a promoção de habitação ou arrendamento a custos controlados para jovens casais com filhos, não abrangidos por apoios sociais.

As medidas apresentadas por Sofia Canha, numa conferência de imprensa promovida, esta manhã, no Paul do Mar, visam compensar a escassez de imóveis de arrendamento permanente no concelho, fruto da grande procura turística.

Sofia Canha refere que “os preços de arrendamento praticados na Calheta são incomportáveis para muitas famílias, sobretudo aquelas com membros desempregados ou que usufruem de baixos rendimentos”, recordando que, "actualmente, a Calheta apresenta-se como um dos concelhos mais caros para a compra e arrendamento de imóveis.

Por outro lado, a socialista defende que é “preciso garantir mais apoio à habitação não social, como forma de ajudar as famílias que trabalham e que têm dificuldades em assumir esse encargo, sobretudo os casais jovens e com filhos”.

Através da criação de uma Estratégia Municipal de Habitação, Sofia Canha pretende obter as verbas disponíveis no âmbito do 1º Direito, programa que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

Aposta também na criação de uma plataforma on-line, gerida pelo município, para o arrendamento permanente a custos controlados, bem como na atribuição de benefícios aos casais jovens com filhos que se queiram fixar no concelho.

“É cada vez mais importante apoiar a fixação dos casais jovens e com filhos, como forma de incentivar o crescimento da taxa de natalidade num concelho que se apresenta envelhecido”, frisou.