Artigos

Homens e mulheres de palavra, precisam-se!

1. O Secretário Regional de Educação indeferiu, pelo segundo ano consecutivo, o destacamento de um docente para a Casa da Cultura de Santa Cruz com a justificação de que excedeu o “plafond” de destacamentos. Tinha de ser logo “este” o “tal” destacamento que fez exceder o número exato de destacamentos que o Senhor Secretário da Educação tem para o ano letivo 2021/2022. Que pontaria!!!

Posto isto, vem um candidatado à Câmara de Santa Cruz – que por mera coincidência é da mesma cor política (PSD) que o Senhor Secretário da Educação - dizer que é preciso uma maior aposta na Cultura (e na Casa da Cultura)! E que é preciso saber trabalhar com todas as entidades - e aqui, digo eu, devemos incluir o Governo Regional! Com esta atitude do Senhor Secretário da Educação, nota-se mesmo a vontade política em haver um trabalho de cooperação entre entidades! Nomeadamente entre o Governo Regional e autarquia de Santa Cruz, em prol da Cultura.

O ridículo é que os senhores governantes da coligação PSD/CDS são bem capazes de afirmar que o indeferimento do destacamento do docente para a Casa da Cultura nada tem a ver com “represálias políticas”! Já o motivo do ano passado foi de bradar aos céus! Isto é, o motivo foi que o docente a ser destacado era indispensável na escola e que não havia outro docente que o pudesse substituir. Final da história: A escola teve forçosamente de elaborar mais um horário para o docente! E o docente teve de trabalhar em par pedagógico na sala de aula porque não tinha outro horário!

2. “Pedro Calado promete apoiar jovens casais e famílias carenciadas no acesso à habitação”. Mas, então o Governo Regional, no qual este senhor era (até há 5 dias atrás) Vice-Presidente, não tem apoiado (porque é matéria da sua competência!) os jovens casais e famílias carenciadas no acesso a uma habitação? Então tudo aquilo que disseram N vezes na Assembleia Legislativa da Madeira, em relação a este assunto, não foi, ainda, operacionalizado? E as promessas da Senhora Secretária da Inclusão e dos Assuntos Sociais em relação a estes apoios? Conclusão: se existem muitas famílias carenciadas com problemas no acesso à habitação é um ato contrição do Sr. Ex Vice-presidente do Governo, reconhecendo que as políticas sociais do PSD ao longo de mais de 40 anos de governação e agora da coligação PSD/CDS, fracassaram! Foram e são insuficientes! É preciso fazer muito mais! Pois, realmente, tem razão: é preciso fazer muito mais pelo Povo e menos pelas elites e por alguns grupos económicos interesseiros.

3. Em matéria de políticas públicas de habitação social, o candidato da coligação PSD/CDS à Câmara do Funchal, afirmou que o Governo Regional tem 136 milhões do Programa de Recuperação e Resiliência para a habitação social. Isto somado aos milhões que já foram gastos pelo seu Governo PSD - e não estou a falar dos milhões que são gastos pela coligação PSD/CDS para pagar os nomeados amigos e conhecidos! - até dá para apoiar e ajudar muitas famílias carenciadas! Vamos é ver como será quando começarem as adjudicações de obras!!!

4. O presente ano de 2021, do ponto de vista político, é marcado pelas eleições autárquicas - eleições muito caraterizadas pelo voto na pessoa (candidato) e não no partido a que o mesmo pertence. Assim, alguns estes candidatos, e para cativar a população, prometem mundos e fundos, sabendo que muitas dessas promessas não irão ser cumpridas. Outros optam por tentar denegrir a imagem de quem governa, procurando criar casos e acusações infundadas e sem qualquer sentido. Não interessa se é verdade ou não! Faz-se notícia de todo e qualquer assunto que sirva para manchar ou prejudicar o adversário politico. Em síntese: resume-se, na maior parte das vezes, o debate e a discussão política à coscuvilhice e intrujice, em detrimento da verdade e da “palavra dada, palavra honrada”!