Madeira

Temperatura pode chegar aos 35ºC na Madeira e Protecção Civil lança recomendações

None

Primeiro foi lançado um aviso amarelo - depois elevado a aviso laranja - e agora surgem recomendações à população residente na Madeira por parte da Protecção Civil.

Tendo em conta os contactos estabelecidos entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um período de dias mais quentes, a começar este sábado e a terminar na quarta-feira, dia 18 de Agosto.

As temperaturas máximas do ar, na orla marítima da Costa Sul da Madeira, deverão rondar os 30 a 32ºC, podendo chegar a valores da ordem de 35ºC nas cotas intermédias e zonas montanhosas. Na Costa Norte e em Porto Santo, as temperaturas máximas serão mais baixas, mas da ordem de 25 a 28ºC.

Elevado a laranja aviso de tempo quente na Madeira e Porto Santo

Situação meteorológica de risco moderado a elevado é válido para domingo e segunda-feira

Nos dias mais quentes as temperaturas mínimas deverão variar entre 23 e 25ºC, em particular na Costa Sul da Madeira. Nestes dias, a humidade relativa do ar será em geral, significativamente baixa, podendo, nas cotas intermédias e nas regiões montanhosas, baixar para valores inferiores a 20%.

Quanto a vento, em geral de leste/nordeste, será temporariamente moderado (até 30 km/h), com rajadas da ordem de 70 km/h.

Face às condições meteorológicas descritas e de acordo com os avisos emitidos pelo IPMA, o Serviço Regional de Protecção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção suspendendo a:

• Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos a não ser nos lugares destinados para o efeito;

• Queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

• O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

• Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

• Informar de imediato as entidades oficiais (112 / Corpos de Bombeiros / SRPC, IP-RAM) de eventuais focos de Incêndio tendo em vista uma resposta antecipada e imediata a possíveis emergências;